O Ônibus Lilás voltou a circular no Paraná neste mês de agosto, em que se comemora os 15 anos da Lei Maria da Penha. A unidade móvel da Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho dedicada ao atendimento às mulheres vítimas de violência estará nesta quarta-feira (04) em Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba.
O programa desenvolvido por meio do Departamento de Garantias dos Direitos da Mulher da secretaria oferece orientação contra violência doméstica e familiar, direitos da mulher, orientação psicológica, jurídica e assistência social para mulheres.
“Políticas públicas são importantes para a prevenção e enfrentamento da violência. Os nossos ônibus são preparados para garantir a privacidade e sigilo no atendimento individual das mulheres”, diz o secretário Ney Leprevost.
Para as ações nos diversos municípios, todos os protocolos de segurança contra a Covid-19 são adotados para que os atendimentos presenciais aconteçam de forma segura no interior do ônibus, com a presença de uma pessoa por vez.
A unidade conta com dois consultórios, onde as mulheres podem fazer as denúncias e são acolhidas por psicólogas. As vítimas também recebem orientação jurídica sobre onde e como podem buscar ajuda, além de terem acesso a material gráfico para conscientização de seus direitos.
“O Paraná trabalha fortemente para que as mulheres se sintam protegidas e Ônibus Lilás é mais um instrumento para isso”, afirmou a chefe do Departamento de Garantias dos Direitos da Mulher, Mara Sperandio. A unidade móvel retomou só itinerários na semana passada em Campina Grande do Sul, também na Região Metropolitana de Curitiba.
Confira a programação para o mês de agosto:
04/08- Prefeitura de Fazenda Rio Grande - das 9h às 17h
09/08 – Prefeitura de Toledo - das 9h às 17h
10/08 - Prefeitura de Assis - das 9h às 17h
11/08 - Prefeitura de Formosa do Oeste - das 9h às 17h
12/08 - Prefeitura de Maripá - das 9h às 17h
13/08 - Prefeitura de Guaíra - das 9h às 17h
25/08 - Prefeitura de Medianeira - das 9h às 17h
26/08 - Prefeitura de Medianeira - das 9h às 17h
30/08 - Rio Branco do Sul - das 9h às 17h
31/08 - Rio Branco do Sul - das 9h às 17h
(Texto: AEN. Foto: SEJUF)