A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PPG) da Universidade Estadual de Maringá (UEM), com apoio do Gabinete da Reitoria, adquiriu a plataforma Stela Experta-PG para apoiar a gestão estratégica dos programas de pós-graduação. O investimento foi de cerca de R$ 100 mil, utilizando recursos próprios da UEM.
A Stela Experta-PG, integrada com a Plataforma Sucupira da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o Currículo Lattes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), permite aos coordenadores obter um panorama dos índices dos seus programas, compará-los com outros programas nacionais e realizar simulações para o planejamento estratégico. A plataforma será utilizada pelos 56 programas de pós-graduação da UEM.
Principais funcionalidades da plataforma:
- Avaliação e acompanhamento da performance dos programas com base em critérios da Capes.
- Utilização de dados importados diretamente da Sucupira ou Lattes para apresentar indicadores.
- Análise da performance dos programas na última avaliação quadrienal e comparações com a avaliação atual.
- Comparação com outros programas da mesma área, nota, região e natureza.
- Simulação da entrada/saída de pesquisadores e alteração do enquadramento dos docentes, medindo o impacto nos indicadores.
- Disponibilização de uma série de indicadores utilizados pela Capes, calculados a partir dos dados importados.
- Identificação de docentes acima/abaixo da média em cada indicador e comparação com a média nacional.
Com essas funcionalidades, os coordenadores poderão tomar decisões baseadas em dados que impactem positivamente os indicadores dos programas, utilizando os critérios da Capes.
Para o diretor de Pós-Graduação da UEM, Carlos Humberto Martins, “a aquisição é uma grande conquista para nossos programas de pós-graduação stricto sensu. A plataforma oferece uma visão abrangente dos índices dos programas e permite simulações para detectar fragilidades e planejar estratégias. É uma aliada valiosa para o planejamento estratégico na busca constante pela excelência. Os coordenadores já podem obter índices dos anos de 2021 a 2023 pela Plataforma Sucupira e de 2021 até hoje pelo Currículo Lattes. Este ano de 2024 é o último da Avaliação Quadrienal Capes 2021-2024.”
Um treinamento on-line com um técnico da empresa será realizado no dia 17 de julho, das 9h às 11h, para coordenadores e secretários dos programas.
(Francisco Dias Neto/UEM)