O Galo está na final da Copa Betano do Brasil! Com um jogo de grande resiliência e um verdadeiro golaço do super-herói Hulk, o Atlético arrancou o empate em 1 a 1 com o Vasco da Gama, em São Januário, na noite deste sábado (19/10). O gol alvinegro saiu aos 37 minutos do segundo tempo, quando o jogo se encaminhava para a disputa de pênaltis. Então, o artilheiro voltou a brilhar com um tapa fenomenal de canhota, no ângulo, fora da área.
Será a quarta vez que o Atlético disputará a Copa do Brasil, e vai em busca do tricampeonato do mata-mata. Venceu em 2014 e 2021 (Hulk artilheiro), e foi vice em 2016. O jogo de ida com o Vasco, na Arena MRV, havia sido vencido pelo Galo por 2 a 1 (gols de Arana e Paulinho). O gol do Vasco no Rio foi marcado por Vegetti, em cobrança de pênalti.
O jogo – A primeira grande chance da partida foi do Galo. O garçom Gustavo Scarpa cobrou falta, a zaga do Vasco rebateu mal. No rebote, Rodrigo Battaglia ajeitou e chutou de direita, dentro da área. O goleiro Léo Jardim fez uma grande defesa e a bola ainda bateu na trave. Junior Alonso ficou com ela, cruzou forte e ganhou o escanteio.
Em um rápido contra-ataque, Gustavo Scarpa conduziu a bola e tocou para Paulinho, que driblou, mas ficou sem espaço para a finalização. A defesa do Atlético se portava bem diante de um adversário que insistia na jogada aérea. Entretanto, aos 39′, o Vasco abriu o placar em cobrança de falta de Pablo Vegetti. A falta dentro da área foi uma infelicidade de Otávio, que tocou a bola cruzada com o braço.
Na reta final do primeiro tempo, o goleiro Everson foi protagonista com duas defesas de alto nível. Primeiro, um chute de Puma Rodríguez, com veneno, para o camisa 22 espalmar numa bola toda molhada. Na cobrança de escanteio, nova defesa, dessa vez em cima da linha.
O segundo tempo do confronto foi de desgaste físico bem alto dos dois lados, diante do campo pesado. O Galo teve a posse de bola e quase chegou ao gol de empate em boa trama entre Guilherme Arana e Paulinho. O camisa 10 chutou de canhota, a bola desviou na zaga e quase entrou. Paulinho fez uma partida de altíssimo nível contra o ex-clube.
Golaço de Hulk! – A atmosfera era totalmente desfavorável, mas os jogadores do Galo souberam jogar o jogo e foram recompensados no puro talento de Givanildo Vieira de Sousa! Aos 37 minutos da etapa final, Hulk tabelou com Gustavo Scarpa numa zona morta do campo. Mas a sua incrível capacidade de decisão apareceu novamente. Um golaço de canhota, fora da área, no ângulo da meta vascaína.
Milito, então, montou a equipe para conseguir se defender contra o desespero ofensivo do Vasco. E deu muito certo! No fim, uma grande comemoração de todos os jogadores e staff da delegação do Atlético junto aos quase mil torcedores alvinegros debaixo de chuva em São Januário. Alô CBF! O Galo está na final!
A Massa festeja!
Foi debaixo de um dilúvio no Rio de Janeiro que os jogadores do Atlético lutaram e buscar a classificação para a final da Copa do Brasil. Ao fim do jogo, foram correndo comemorar junto com os torcedores presentes no setor visitante de São Januário. Uma sinergia única para celebrar mais um importante passo dado na temporada. Vamos em busca do título!
Fala, Hulk:
“É muito gratificante chegar a mais uma final com essa camisa aqui. Muito feliz, primeiro agradeço a Deus, à Massa, que sempre nos apoia. Ela esteve em quantidade menor hoje, mas fazendo grande barulho. Agradeço ao meu scout, que faz um trabalho excepcional, falou que hoje a chance de fazer gol seria no canto direito do goleiro, pelo alto, ou no canto esquerdo, cruzado, pelo chão”.
Agenda do Galo – agora, o Atlético mira seu foco totalmente na Copa Conmebol Libertadores. É pouco tempo de descanso e trabalho, mas a motivação para enfrentar o River Plate na terça-feira, na Arena MRV, às 21h30. Jogo de ida da semifinal da competição, com os ingressos esgotados antecipadamente. O Galo chega a Belo Horizonte no início da madrugada deste domingo.
Escalação do Galo: Everson; Lyanco, Rodrigo Battaglia, Junior Alonso e Rubens; Otávio, Alan Franco, Guilherme Arana e Gustavo Scarpa; Paulinho e Hulk.
(Texto: Atlético-MG. Foto: Pedro Souza/Atlético Oficial)