Em um evento no próximo dia 14 de abril, será realizado no bloco B-12 (sala 1), às 9h, câmpus sede da Universidade Estadual de Maringá (UEM), um evento organizado pelo Hub de Inovação Fronteira e o Parque de Ciência e Inovação – UEM, para detalhar as informações da Chamada Pública 05/2025 – Tecnova III.
Tecnova é um programa de apoio à inovação tecnológica no Brasil, por meio de recursos não reembolsáveis. O programa é executado pelo governo do Estado em parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).
O evento terá a presença dos facilitadores a economista e da advogada Cláudia Toniato, ambas mestrandas em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação pela UEM. O lançamento do Programa Tecnova III ocorreu no último dia 1 de abril, em Curitiba.
Serão disponibilizados recursos financeiros não reembolsáveis para subvenção econômica no valor global de até R$ 30.120.000,00. O Programa tem como objetivo promover um significativo aumento das atividades de inovação e o incremento da competitividade das empresas e da economia do país. A iniciativa também conta com o apoio das secretarias da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e de Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI).
As áreas prioritárias que poderão receber recursos do Tecnova III são Agricultura & Agronegócio; Biotecnologia & Saúde; Energias Inteligentes; Cidades Inteligentes e Educação, Sociedade & Economia. Contando ainda com as áreas transversais: Desenvolvimento Sustentável e Transformação Digital.
Nesta edição do Programa, além de recursos destinados ao desenvolvimento de produtos, e ou processos inovadores, serão disponibilizados recursos adicionais para aceleração e internacionalização das empresas selecionadas. E serão beneficiadas até 60 empresas.
(Paulo Pupim/Comunicação UEM)