A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria da Criança e do Adolescente (Secriança), em parceria com o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) da Universidade Estadual de Maringá (UEM), promoveu nesta terça-feira, 15, o primeiro workshop voltado à capacitação de entidades assistenciais.
O evento, realizado no auditório da UEM, teve como objetivo orientar as instituições sobre aspectos fiscais, contábeis e estratégias de captação de recursos. Foram abordados temas como captar e trabalhar com doações, prestação de contas e regularização tributária para gestores de associações sem fins lucrativos, entre outros.
A secretária da Criança e do Adolescente, Carmem Inocente, destacou a importância da iniciativa. “Assim que assumimos, identificamos que muitas entidades enfrentam dificuldades com a parte burocrática. Essa parceria com a UEM é essencial para orientá-las. Hoje, temos em Maringá cerca de 40 entidades cadastradas no CMDCA, sendo que 16 têm projetos que atendem crianças e adolescentes em execução. Nosso objetivo é ampliar esse número e oferecer todo o suporte necessário para que essas instituições estejam regulares e possam acessar os benefícios disponíveis”, afirma.
As professoras da UEM, Simone Leticia Raimundini e Mara Cristina Piovezan, conduziram a capacitação e tiraram dúvidas sobre os recursos disponíveis e os procedimentos necessários para que as entidades possam se beneficiar dos fundos públicos.
Entre os instrumentos de fomento apresentados está o Fundo da Infância e Adolescência (FIA), que em Maringá conta com cerca de 40 entidades aptas a receber recursos. Também foi destacado o Fundo Municipal de Promoção dos Direitos dos Idosos (Pró-Idoso), que atualmente contempla cerca de 19 instituições.
A próxima edição do workshop vai abordar o tema prestação de contas.
(Texto: PMM. Foto: Rafael Macri/PMM)