Offline

Nos 100 primeiros dias de trabalho, Secretaria da Cultura levou eventos gratuitos para população e investiu na manutenção de espaços culturais
Por Administrador
Publicado em 15/04/2025 23:40
Notícias de Maringá

Nos primeiros 100 dias de gestão, a Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Cultura (Semuc), realizou diversos eventos gratuitos e levou espetáculos e ações culturais para diversos pontos da cidade e distritos. A Semuc também promoveu ações para preservação do patrimônio histórico e cultural, manutenção dos espaços culturais e de incentivo à leitura. Entre os eventos culturais realizados no período, estão o Carnaval, o Convite à Música, o Convite às Artes, o Prêmio Aniceto Matti, o Baile da Longevidade, a Folia de Reis e as apresentações na Festa da Canção.

 

Por meio dos editais de fomento, que destinam recursos para artistas de diversos segmentos e impulsionam o desenvolvimento cultural, a Semuc promove o Convite às Artes, Prêmio Aniceto Matti e outros editais que oferecem programação cultural gratuita ao longo do ano. O evento inclui Convite à Dança às quartas no Teatro Reviver Magó, Convite à Música às quintas e Convite ao Teatro às sextas, ambos no Teatro Barracão.

 

Atualmente, estão em consulta no Conselho de Políticas Culturais a Semana do Hip Hop 2025, o Festival Afro 2025 e a Virada Cultural 2025. Além disso, estão em andamento o Fomento Aniceto Matti 2024, com inscrições abertas a partir de 9 de abril, e o Seminário Maringaense de Arte Contemporânea, em fase de contratação. Outras iniciativas já em execução incluem o Convite às Artes, retomado em 2 de abril, e o Convite ao Cinema, que retorna neste mês após contratação. O Ballet do CAC segue em processo de licitação, e um novo edital para os Pontos de Cultura (PNAB) é preparado.

 

Um dos destaques dos 100 dias foi o Carnaval 2025, que reuniu oito eventos culturais, incluindo o ‘Samba na Praça’ nos bairros e distritos, a Matinê Infantil, o CarnaPet e Bloquinhos na Vila Olímpica. A folia, realizada de forma eficiente e com economia de recursos públicos, reuniu 23 mil pessoas e arrecadou 23 toneladas de alimentos para instituições assistenciais.

 

Nestes 100 dias, a Prefeitura abriu a temporada do Baile da Longevidade. A primeira edição reuniu 300 idosos no Parque do Japão com apresentação do Grupo Minuano. Também foi retomado o ‘Convite à Música Especial’ na Fundação Luzamor, com shows da Banda Terra Celta e da Orquestra de Viola Caipira Maringaense.

 

O setor de Patrimônio Histórico e Cultural da Semuc atuou na preservação e valorização da história de Maringá. Entre as ações, estão as exposições ‘Nativos’, em homenagem aos povos indígenas, e a ‘História da Maçonaria em Maringá – Cadeias de União’, que aborda a contribuição da instituição na formação da sociedade local.

 

Para viabilizar os eventos, a Semuc trabalhou intensamente na manutenções dos espaços culturais. A Casa da Cultura, no Jardim Alvorada, foi reaberta com nova fiação elétrica e cortinas cênicas no palco e a Biblioteca Pioneiro Nilo Gravena recebeu nova pintura. Os teatros Calil Haddad, Reviver Magó e Barracão receberam novas mesas de som, melhorando a sonoplastia dos eventos. Além disso, está em andamento a licitação para substituição do telhado da biblioteca do Parque das Palmeiras.

 

No setor das bibliotecas, os clubes de leitura mantêm uma programação mensal até o fim do ano. Durante as férias de início de ano, as seis unidades das bibliotecas municipais promoveram atividades interativas para o público. Outro destaque dos 100 dias foi o evento em alusão ao Dia do Bibliotecário, que contou com uma palestra formativa realizada em parceria com a Secretaria de Gestão de Pessoas (Segep).

 

Com foco no diálogo e participação popular, a Secretaria de Cultura realiza a 9ª Conferência Municipal de Cultura, que tem como objetivo garantir a formulação de políticas públicas culturais com a participação ativa da população, especialmente dos agentes culturais de Maringá. A conferência também definirá os novos integrantes do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Maringá.

 

“Nestes primeiros 100 dias, enfrentamos o desafio de articular as políticas culturais do município e fortalecer projetos continuados. Conquistamos importantes avanços, como a realização do carnaval com diversas atrações, a ampliação do Convite à Música e o planejamento de uma agenda robusta para 2025. Avaliamos o impacto como positivo, especialmente diante do desafio permanente de formar uma plateia engajada e participativa na vida cultural da cidade" , afirma o secretário de Cultura, Tiago Valenciano.  

(Texto: PMM. Foto: Ricardo Lopes/PMM)

Comentários
Comentário enviado com sucesso!