Garantir uma cidade mais saudável é uma das prioridades da Prefeitura de Maringá. Nos primeiros 100 dias, a Secretaria de Saúde adotou medidas estratégicas para reestruturar a rede pública, ampliando atendimentos e investindo em infraestrutura e inovação. As iniciativas foram reforçadas com a visita de dois ministros da Saúde, Nísia Trindade e Alexandre Padilha, que reconheceram os avanços do município. Entre as principais ações, destacam-se o reforço da vacinação, a intensificação de ações de combate à dengue, a redução do tempo de espera para atendimentos especializados, a ampliação da frota de veículos para atendimento domiciliar e emergencial e a modernização dos diagnósticos.
Para intensificar as ações em áreas prioritárias, a Secretaria de Saúde promoveu mutirões estratégicos. No combate à dengue, Maringá coordenou uma força-tarefa regional que mobilizou municípios como Sarandi, Paiçandu, Marialva e Mandaguari, resultando no recolhimento de 365,7 toneladas de materiais em apenas dois dias. Além disso, a cidade adotou a Borrifação Residual Intradomiciliar (BRI Aedes), técnica recomendada pelo Ministério da Saúde que utiliza inseticida com efeito prolongado. O produto foi aplicado em áreas de grande circulação, como o Terminal Urbano, Terminal Rodoviário, Aeroporto Regional e todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e no PAC.
Outro destaque foi a realização de mutirões para reduzir a fila de atendimentos especializados e ampliação do número de consultas, exames e cirurgias. Além disso, idosos residentes de Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) receberam atendimento em um consultório odontológico móvel. No Hospital da Criança de Maringá, o mutirão beneficiou 80 crianças e adolescentes de até 14 anos que aguardavam por cirurgia eletiva. “Estamos empenhados em agilizar os atendimentos especializados. Não por acaso, Maringá foi escolhida pelo Ministério da Saúde como a primeira cidade-piloto do Programa Mais Acesso a Especialistas no Paraná, uma iniciativa para reduzir a fila de espera por consultas e diagnósticos especializados e cirurgias eletivas”, destacou o secretário de Saúde, Antônio Carlos Nardi.
No campo da promoção da saúde, a Prefeitura realizou a primeira edição do Espaço + Saúde, na UBS Iguaçu, ofertando mais de 30 serviços voltados ao cuidado integral da população. A iniciativa é um marco na retomada do Programa Maringá Saudável, baseado em três pilares: atividade física, alimentação saudável e combate ao tabagismo. O projeto conta com o apoio de diversas secretarias e instituições de ensino para levar ações de prevenção e bem-estar aos bairros.
A vacinação também foi reforçada com a reabertura da Sala de Vacina da Secretaria de Saúde, que voltou a ofertar todas as vacinas do calendário básico após cinco anos. O espaço também foi reestruturado como centro de distribuição de imunobiológicos, fortalecendo a logística de armazenamento e ampliando a cobertura vacinal no município. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, visitou a nova Sala de Vacina e participou do início da campanha nacional de vacinação contra a gripe.
Outro avanço significativo foi a entrega antecipada de 10 leitos de UTI no Hospital da Criança de Maringá. A inauguração contou com a presença da então ministra da Saúde, Nísia Trindade. Com isso, os internamentos pediátricos, antes realizados no Hospital Municipal, passaram a ocorrer no novo hospital, garantindo atendimento mais especializado.
O município também adquiriu e entregou 31 veículos HB20 para as unidades de atenção primária, fortalecendo o atendimento domiciliar da Estratégia Saúde da Família e as ações de combate à dengue. Além disso, cinco novas ambulâncias foram incorporadas ao Samu, garantindo mais agilidade no atendimento de urgências em Maringá e região, com apoio do Ministério da Saúde.
A Prefeitura também investiu em tecnologia para otimizar os serviços de saúde. Uma das principais inovações foi a implantação do telediagnóstico em eletrocardiograma, permitindo a emissão de laudos com mais rapidez e precisão, reduzindo o tempo de espera dos pacientes e melhorando a eficiência dos atendimentos.
As ações dos primeiros 100 dias reforçam o compromisso da gestão municipal com uma saúde mais eficiente, acessível e humanizada, garantindo mais qualidade de vida para a população. Os avanços dos primeiros 100 dias reforçam o compromisso da gestão municipal com a saúde da população. “O trabalho segue intenso, sempre em parceria com as três esferas de gestão, município de Maringá, estado do Paraná e Governo Federal, para oferecer atendimentos mais eficientes e acolhedores, garantindo mais qualidade de vida para a população”, afirmou o secretário de Saúde, Antônio Carlos Nardi.
(Texto: PMM. Foto: Ricardo Lopes/PMM)