Com foco na modernização e garantia de mais conforto aos passageiros, a Prefeitura de Maringá iniciou obras na sala de embarque do Aeroporto de Maringá. As intervenções, que incluem a instalação de e-gates (portões eletrônicos), vão ampliar o processamento de passageiros, garantir mais agilidade aos embarques e evitar a formação de filas. Além disso, o município realizará a reforma de todos os banheiros do local. As obras têm investimento de cerca de R$ 1 milhão, com recursos próprios de receitas do aeroporto.
O superintendente do Aeroporto, Gustavo Vieira, explica que as obras serão divididas em quatro fases. Nesta primeira fase, que está em andamento, é realizada a abertura de um novo portão na sala de embarque, o que vai melhorar o processamento de passageiros. Na segunda etapa, o município realizará o aprimoramento e a criação de um novo canal de inspeção de passageiros. Com isso, os equipamentos de raio-x mudarão de posição e ficarão ainda mais operacionais.
Na terceira fase, será instalado um novo painel com informações de portões de embarque e realizado o retrofit de toda a área de pré-embarque, que será terá um novo modelo de processamento de passageiros, conforme diretrizes de aeroportos de grande porte. A instalação dos e-gates, também conhecidos como portões eletrônicos, está prevista para a quarta fase da obra. Os equipamentos, que estão em fase de licitação, são sistemas automatizados que verificam a identidade dos passageiros e facilitam o embarque.
“O município vai investir fortemente na modernização do Aeroporto de Maringá. Essas primeiras intervenções, que fazem parte deste planejamento de uma nova infraestrutura aeroportuária para a nossa cidade, devem seguir até o fim do primeiro semestre deste ano. O nosso objetivo é garantir que o aeroporto esteja dentro dos padrões dos aeroportos de grande porte, com mais conforto, comodidade e serviços aos passageiros”, destaca o superintendente do Aeroporto de Maringá, Gustavo Vieira. Ele explica que as obras foram divididas em fases para reduzir os impactos aos passageiros. O aeroporto vai operar normalmente durante a execução dos serviços.
Aeroporto registra melhor resultado em nove anos - As obras de modernização com receitas próprias do aeroporto são reflexos dos excelentes resultados conquistados neste início do ano. O Aeroporto de Maringá teve o melhor primeiro trimestre em nove anos em fluxo de passageiros. Entre os meses de janeiro e março deste ano, foram mais de 187 mil passageiros, o que representa aumento de 11% em relação ao ano passado. O resultado é o melhor desde 2016. Apenas no feriadão da Semana Santa e Tiradentes, a expectativa é que mais de 26 mil passageiros passem pelo aeroporto, entre embarques e desembarques, o que representa um fluxo 32% maior que o mesmo período do ano passado.
O Aeroporto de Maringá também destinou neste ano R$ 687.864,11 para a Prefeitura de Maringá, que detém 100% do capital da empresa pública municipal que administra o aeroporto. Os dividendos fazem parte do lucro líquido registrado pelo aeroporto no ano passado e são recursos livres que poderão ser investidos em melhorias em diversas outras áreas do município.
(Fonte: PMM)