Estudantes de Medicina da UEM promovem, entre os dias 22 de abril e 16 de maio, no Hemocentro Regional de Maringá, a segunda edição da Campanha “Cada Gota Conta”. A campanha de doação de sangue é uma promoção do Centro Acadêmico de Medicina (CAMEM) e da Atlética de Medicina da UEM, em parceria com o Hemocentro, e visa atingir todos os calouros de Medicina, além de veteranos, familiares e também amigos.
De acordo com a estudante do terceiro ano de Medicina Larissa Fiedler, o trote solidário já existe há alguns anos, porém a parceria com a Atlética de Medicina está no segundo ano consecutivo. “Todo ano, promovemos o trote solidário, com os cerca de 40 estudantes que entram na turma. Neste ano, foram 48”, explicou Larissa. “É uma forma de incentivar os calouros, veteranos, familiares e amigos a doarem”.
A organização espera participação dos cerca de 240 alunos do curso, além de familiares e amigos. Quem quiser doar, é só vir ao Hemocentro e dizer que quer doar para a campanha, com o código “28043”. Não é necessário agendamento. Após a doação, a equipe da campanha pede que os doadores tirem uma foto ao lado dos cartazes da campanha, afixados no Hemocentro, postem no Instagram e marquem o @hemocentromaringa, a @atleticamedicinauem e o @camem.uem, para propagar a ação e chamar mais doadores.
Larissa, por sinal, está doando pela primeira vez. “Apesar de estar doando pela primeira vez, eu me sinto bem com isso. É um pequeno gesto que pode fazer bastante diferença na vida dos outros. É uma forma linda de dar boas-vindas aos calouros também”, completou a estudante.
Para a administração do Hemocentro, a doação é sempre bem-vinda. “O Hemocentro vem registrando um aumento de demanda, com novas unidades conveniadas, o que resulta em centenas de bolsas enviadas para transfusão. Com as doações, temos estabilidade nos estoques e a possibilidade de atender toda a demanda de transfusão, em todas as patologias, no atendimento a extrema urgência, cirurgias, transplantes, cirurgias eletivas, entre outras”, pontuou o diretor do Hemocentro da UEM, Gerson Zanusso Jr.
Quem pode doar
A doação de sangue no Brasil obedece a uma série de critérios. Entre eles, o doador deve ter entre 16 e 69 anos completos, pesar no mínimo 50kg, estar descansado, bem alimentado e hidratado e apresentar, no momento da doação, um documento oficial com foto. Também é importante evitar consumir álcool até 12 horas antes da doação. Menores de 18 anos devem comparecer com um responsável legal.
Serviço
Campanha “Cada gota conta”;
Endereço: Hemocentro Regional de Maringá - Avenida Mandacaru, 1600, anexo ao Hospital Universitário da UEM;
Data: de 22 de abril a 16 de maio;
Horário: segunda a sexta, das 7h às 18h30, e aos sábados, das 7h às 12h30.
(Willian Fusaro/Comunicação Hospital Universitário)