Offline

Prefeitura de Maringá aplica mais de 8,4 mil doses de vacinas durante o 'Dia D de Vacinação'
Por Administrador
Publicado em 29/04/2025 09:53
Notícias de Maringá

A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Saúde, aplicou mais de 8,4 mil doses de vacinas no último sábado, 26, durante o ‘Dia D de Vacinação’. A ação ocorreu em 34 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e na Sala de Vacina da Secretaria de Saúde. A vacina contra a Influenza foi a mais aplicada, com 5.211 doses administradas, seguida pela vacina contra a Covid-19, com 1.385 doses. Os demais imunizantes somaram 1.889 doses aplicadas.

 

A mobilização teve como foco principal a imunização dos grupos prioritários contra a gripe e a Covid-19, além de incentivar a atualização das carteirinhas de vacinação, com a aplicação de todas as vacinas do calendário de rotina.

 

A ampliação da cobertura vacinal é uma das prioridades da Secretaria de Saúde. “O Dia D é muito importante, principalmente por ser realizado em um sábado, o que facilita para quem precisa levar filhos e idosos com mais de 60 anos para se vacinar. Quando nos vacinamos, protegemos a nossa saúde, a da nossa família e de toda a comunidade. Vacina é saúde e também um ato de amor”, destacou o secretário de Saúde, Antonio Carlos Nardi.

 

Moradora da Zona 7, Tuane Bueno, de 32 anos, faz parte do grupo prioritário para a vacina contra a gripe. Ela aproveitou o Dia D para receber o imunizante na Sala de Vacina da Secretaria de Saúde, que foi reaberta neste ano. “Sou profissional de educação. A vacina é uma proteção para mim, para minha família e para os meus alunos também. Moro perto da Secretaria de Saúde e fiquei feliz com a reabertura da Sala de Vacinação, que é uma referência para nós, maringaenses”, afirmou.

 

A vacina contra a gripe está disponível desde 1º de abril nas UBSs, incluindo os distritos de Floriano e Iguatemi, além da Sala de Vacina da Secretaria de Saúde. O público-alvo inclui crianças de seis meses a seis anos, gestantes, idosos com 60 anos ou mais e demais grupos prioritários (confira no anexo abaixo a lista dos grupos prioritários). Já a vacina contra a Covid-19 é destinada a crianças de seis meses a cinco anos, gestantes e idosos.

 

Neste ano, pela primeira vez, a vacina contra a gripe passou a fazer parte do calendário nacional de vacinação. “Quem não conseguiu se vacinar durante o Dia D ainda pode se imunizar. Basta procurar a UBS mais próxima, levando a carteirinha de vacinação e um documento com CPF em mãos”, reforçou a coordenadora de Imunobiológicos, Edlene Goes. 

(Texto: PMM. Foto: Keila Marques/PMM)

Comentários
Comentário enviado com sucesso!