A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Saúde, o Conselho Municipal de Saúde e a Liga Álvaro Bahia, realizaram na terça-feira, 14, a eleição das instituições e entidades do 1º Conselho Local de Saúde do Hospital da Criança de Maringá. O encontro, realizado no auditório do hospital, reuniu representantes do poder público e da sociedade civil organizada, gestores, profissionais da saúde, prestadores de serviços e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
A criação do Conselho Local de Saúde do Hospital da Criança tem o objetivo de fortalecer a participação social e criar um espaço permanente de diálogo e deliberação sobre as políticas públicas de saúde, com foco nas demandas e no aprimoramento dos serviços prestados na instituição. “A criação do Conselho Local é uma ferramenta essencial de controle social e representa um avanço importante para consolidar a política pública de saúde. Com esse espaço, poderemos trabalhar de forma conjunta para identificar melhorias e propor soluções integradas para atender a população com mais agilidade e eficiência”, destacou o secretário de Saúde, Antonio Carlos Nardi.
Durante o evento, a diretora-geral do Hospital da Criança, Déa Márcia, apresentou dados sobre atendimentos clínicos e ambulatoriais especializados, abrangência do atendimento público e suplementar e o cronograma de funcionamento das alas, que são entregues por fases.
Nesta quinta-feira, 15, às 16h, será inaugurado o Ambulatório de Genética – Doenças Raras do Hospital da Criança. O novo serviço representa um avanço importante na atenção especializada à saúde infantil, com foco no atendimento e acompanhamento de crianças e adolescentes com condições genéticas raras. “Nosso compromisso é tornar o Hospital da Criança uma referência em atendimento pediátrico em Maringá e na região Noroeste do Paraná. Para isso, é fundamental contar com o apoio do Conselho Local no acompanhamento dos processos internos, priorizando o cuidado acolhedor, humanizado e lúdico ao paciente”, afirmou a diretora-geral do Hospital da Criança, Déa Márcia.
As instituições e entidades eleitas encaminharão documentação formal, conforme exigência do regimento do Conselho Municipal de Saúde, e serão avaliadas por uma Comissão Eleitoral para homologação.
Confira a lista de representantes do 1º Conselho Local de Saúde do Hospital da Criança:
Profissionais de saúde
Titular
Associação de Representação e Defesa dos Servidores Públicos Municipais (Adesp)
Conselho Regional de Enfermagem (Corem)
UNICESUMAR
Suplente
Associação de Representação e Defesa dos Servidores Públicos Municipais (Adesp)
Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito)
Conselho Regional de Medicina (CRM
Prestador de Serviço/Governo
Hospital da Criança de Maringá
Secretaria Municipal de Saúde
15ª Regional de Saúde - Maringá
Usuários do SUS
Titular e suplente
Paróquia Santa Maria Gorete
Titular e suplente
Centro acadêmico Miguel Nicolelis
Titular e suplente
Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Açúcar, Mandioca, Carne, Avícolas, Bebidas, Alimentação Animal, Óleos e Azeites, Trigo, Laticínios, Panificados, Confeitarias, Torrefação e Moagem de Café, Massas Alimentícias e de Alimentação de Maringá (Stiam)
Titular
União Geral dos Trabalhadores (UGT)
Suplente
Sindicato dos Metalúrgicos de Maringá
Titular
Associação de Artesãos Bella Arte
Suplente
Pastoral da Saúde
Titular
Federação das entidades comunitárias e associações de moradores do Paraná (Fecampar)
Suplente
Associação Comunitária Jardim Prolar
(Texto: PMM. Foto: Keila Marques/PMM)