Offline

Em Maringá, sala multissensorial para pessoas com TEA recebe visita do secretário estadual do Desenvolvimento Social e Família
Por Administrador
Publicado em 16/05/2025 09:45
Notícias de Maringá

Na quinta-feira, 15, o secretário estadual do Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni, visitou a sala multissensorial para acolher pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e demais grupos neurodivergentes com hipersensibilidade auditiva. O estande do ‘Espectro em Movimento’, localizado na Expoingá, é resultado de uma parceria entre a Prefeitura, por meio da Secretaria da Pessoa com Deficiência, e a Sicredi Dexis. 

O secretário estadual foi recepcionado pelo prefeito Silvio Barros, pelo secretário da Pessoa com Deficiência, Marcos Aurélio da Silva; pela vereadora Akemi Nhisimori e pelo deputado federal Luiz Nishimori. Durante o encontro, foram apresentados projetos ao secretário estadual para viabilização de recursos e implantação, como a aquisição de óculos com inteligência artificial para pessoas com deficiência e a construção de salas multissensoriais no Terminal Rodoviário, Terminal Urbano e Aeroporto.  

O prefeito Silvio Barros destacou a importância da iniciativa na Expoingá. Ele explicou que o objetivo é também levar o contêiner da sala multissensorial para as unidades escolares com maior número de crianças com TEA e avaliar o funcionamento da estrutura. “Queremos fazer um teste e, nas escolas em que esse modelo funcionar, instalar uma sala permanente para as crianças. O contêiner pretendemos usar em eventos para que as crianças e famílias possam conhecer”, disse. 

O secretário estadual do Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni, destacou o trabalho desenvolvido pelo município voltado às pessoas com deficiência e garantiu apoio para implantação dos projetos. “Maringá é um exemplo para o Paraná na área da pessoa com deficiência. Temos algumas ações que já são possíveis de atendimento por meio de repasse do fundo da pessoa com deficiência e outras que carecem de estudo maior. É bom ver gente preocupada com a inclusão e vejo isso aqui nas autoridades de Maringá”, disse. 

O secretário da Pessoa com Deficiência, Marcos Aurélio, ressaltou a conquista da liberação de um recurso destinado ao Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência. “Fiquei feliz em saber, pelo secretário estadual Rogério Carboni, que nós teremos uma verba destinada ao conselho. Isso é muito importante para implantação de projetos e políticas públicas apoiadas pela secretaria”, disse.    

O deputado federal Luiz Nishimori elogiou o trabalho desenvolvido pela cidade voltado à pessoa com deficiência e reforçou a importância da liberação de recursos. Para a vereadora Akemi Nishimori, que solicitou ao secretário estadual a implantação da Delegacia Estadual para Pessoas com Deficiência, o encontro foi fundamental para avançar em projetos de inclusão. 

Sobre a sala multissensorial - O estande do ‘Espectro em Movimento’, que fica localizado à esquerda da entrada do Pavilhão Azul do Parque de Exposições, oferece um ambiente adaptado, calmo e acolhedor. O espaço funcionará durante toda a feira, até 18 de maio, de segunda a sexta das 14h às 23h e sábado, domingo e feriado das 11h às 23h.

No estande, também serão coletadas informações para o ‘Mapeamento da Pessoa com Deficiência de Maringá’ e será realizada a emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA). A ação também inclui o acolhimento de demandas, esclarecimento de dúvidas da população e atendimentos em Terapia Ocupacional (TO), oferecidos em parceria com clínicas especializadas e estagiários da Uningá. 

(Texto: PMM. Foto: Ricardo Lopes/PMM)

Comentários
Comentário enviado com sucesso!