A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Saúde, segue com a campanha de vacinação contra o HPV para jovens de 15 a 19 anos não vacinados. Maringá, cidade-sede da 15ª Regional de Saúde, foi o primeiro dos 29 municípios da Regional a iniciar a campanha de resgate. Agora, com o início da mobilização nos demais municípios, Maringá acompanha o cronograma regional e mantém a vacinação até 16 de setembro.
O esquema vacinal para essa faixa etária é de dose única. O imunizante está disponível em 34 Unidades Básicas de Saúde (UBS), além da Sala de Vacina da Secretaria de Saúde.
Organizada pela Secretaria Estadual de Saúde do Paraná (Sesa-PR), a campanha de vacinação contra o HPV começou em 17 de março nos municípios-sede das 22 Regionais de Saúde do Estado. A ação acompanha a estratégia do governo federal, que busca garantir a proteção de jovens que ainda não receberam a vacina.
O HPV (Papilomavírus Humano) é uma infecção sexualmente transmissível que pode causar verrugas genitais e até tumores malignos, como câncer de colo do útero. A transmissão ocorre por contato direto com a pele ou mucosa infectada. “Muitas pessoas não apresentam sintomas e não sabem que estão infectadas, mas podem transmitir o vírus. Em alguns casos, o HPV pode ficar latente por meses ou anos e se manifestar na fase adulta, quando a pessoa já não pode mais tomar a vacina”, explica o secretário de Saúde, Antônio Carlos Nardi.
Quem já recebeu a dose anteriormente não precisa ser vacinado novamente. Para a vacinação é necessário levar carteirinha, documento pessoal e CPF. Os jovens devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis.
(Fonte: PMM)