Na próxima quarta-feira (10), a partir das 10h, a Diretoria de Assuntos Comunitários (DCT) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) realizará, no Restaurante Universitário (RU), uma ação em referência ao Setembro Amarelo. A programação, aberta a toda a comunidade acadêmica, inclui orientações com psicólogos, assistente social e integrantes do Grupo de Medicina Integrativa, além da exibição de vídeos com depoimentos de estudantes.
Segundo com a assistente social da DCT, Jaciara da Silva, a proposta é sensibilizar e ampliar o diálogo sobre o cuidado com a saúde mental. “Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre prevenção do suicídio e valorização da vida. Para a DCT, é um momento de reafirmar o compromisso com a universidade, o compromisso com a vida, combatendo esse estigma em torno do sofrimento psíquico, que, no caso, reconhece os desafios dos estudantes, como pressão acadêmica, ansiedade, e também dos servidores da universidade,” destacou.
Além da atividade especial, a UEM oferece regularmente atendimento de acolhimento pela DCT. Quando não é possível realizar o acompanhamento dentro da universidade, o estudante é ouvido, orientado e, se necessário, encaminhado para os serviços públicos de saúde mental do município. “A universidade dá o acolhimento, recebe e, se precisar de um atendimento mais especializado, a própria assistência social da DCT faz esse direcionamento para a rede”, explicou Jaciara.
A diretora da DCT, Adriana Aparecida Pinto, lembrou que os transtornos mentais têm crescido no país e justificam a necessidade de iniciativas coletivas de conscientização. “De acordo com o Ministério da Previdência Social, somente em 2024 foram registrados 472 mil afastamentos por transtornos mentais, um aumento de cerca de 68% em relação ao ano anterior. É um marco histórico e mostra a importância de campanhas como essa”, ressaltou.
A escolha do RU como espaço central tem o objetivo de garantir ampla participação. “É um local de maior circulação dos acadêmicos, mas a ação é aberta também a servidores docentes e técnicos”, completou Adriana.
Nesta quarta-feira (4), Adriana Aparecida Pinto e Jaciara da Silva participaram do programa UEM Entrevista, na Rádio UEM FM, conduzido pelo comunicólogo Marcelo Henrique Galdioli. Na ocasião, elas detalharam a programação e a importância da campanha. Ouça a entrevista completa!
O evento é gratuito e integra as atividades mensais da DCT. A diretoria funciona no bloco P03, sala 11, das 7h40 às 11h30 e das 13h30 às 17h30, de segunda a sexta-feira. O contato pode ser feito pelo WhatsApp (44) 3011-4038.
(Adriana Cardoso/Comunicação UEM)