Offline
MENU

Procon Maringá e UniCV assinam convênio para agilizar processos e reforçar defesa do consumidor
Por Administrador
Publicado em 09/09/2025 19:35
Notícias de Maringá

A Prefeitura de Maringá, por meio do Procon, assinou nesta terça-feira, 9, convênio com o Centro Universitário Cidade Verde (UniCV) para incluir acadêmicos de Direito em atividades de apoio técnico ao órgão, com o objetivo de agilizar os processos e reforçar a defesa dos direitos dos consumidores.

Com a parceria, o objetivo é reduzir o tempo de julgamento dos processos, casos que envolvem a mediação e apuração da responsabilidade de uma empresa fornecedora ou prestadora diante do Direito do Consumidor, garantindo maior segurança jurídica. Já os estudantes terão a oportunidade da vivência prática exigida para a formação acadêmica.

O prefeito Silvio Barros destacou a importância do envolvimento da academia em ações de interesse público. “Essa parceria mostra como a Prefeitura e a universidade podem somar esforços em benefício da população. O convênio fortalece o Procon, agiliza soluções para os consumidores, amplia o aprendizado dos alunos e cumpre o papel social da instituição de ensino. É uma iniciativa em que ganham os cidadãos e o poder público”, frisou.

O reitor da UniCV, José Carlos Barbieri, reforçou que a iniciativa trará benefícios diretos à comunidade. “O convênio com o Procon amplia as oportunidades práticas para nossos alunos de Direito, especialmente a partir do quarto semestre. Além do aprendizado, eles vão atuar diretamente na defesa do consumidor, fortalecendo sua formação acadêmica e contribuindo com a comunidade. Para a UniCV, é motivo de orgulho unir ensino, prática e compromisso social em uma parceria que beneficia toda a população”, declarou.

A coordenadora do Procon, Coronel Audilene Rocha, ressaltou que “o convênio ajudará a acelerar os processos e oferecer decisões mais rápidas aos consumidores”. Ela acrescentou que o trabalho conjunto “é uma oportunidade de agregar conhecimento à formação acadêmica e de fortalecer a proteção ao cidadão, sem custos adicionais para a população.”

Representando a Câmara de Maringá, o vereador Flávio Mantovani avaliou que “o papel ativo do Procon, com a participação dos estudantes, é fundamental para assegurar os direitos dos consumidores.”

Presenças – Também acompanharam a solenidade a vice-prefeita de Maringá, Sandra Jacovós; a primeira-dama, Bernadete Barros; secretários municipais; o diretor do Procon de Campo Mourão, Edilson Moreirao; o diretor acadêmico da UniCV, Alex Alves; e a coordenadora do curso de Direito da UniCV, Priscila Armelin, além de alunos e docentes da instituição. 

(Texto: PMM. Foto: Rafael Macri/PMM)

Comentários
Comentário enviado com sucesso!