A próxima competição do futebol amador já tem data para começar. A Taça Paraná 2025 terá início no dia 21 de setembro, com a presença de treze equipes no campeonato adulto e 10 times na categoria juvenil.
Em arbitral realizado na sede da FPF na última sexta-feira (5), com a participação de todos os clubes da competição, ficou decidido o regulamento e fórmula de disputa dos dois torneios.
A Taça Paraná reúne representantes do Campeonato Amador de Curitiba Série A e Série B, representantes da Liga de Araucária, Campo Largo, Colombo, Guarapuava e São José dos Pinhais. Além do campeão da Taça Paraná 2024.
Sendo assim, os clubes participantes são:
Adulto: Capão Raso, Contenda, Ferroviária, Grêmio Araucariense, Iguaçu, Nova Prata, Paranaense, Pinheiral, Rio Verde, Roça Grande, Sartori, Trieste e Urano
Juvenil: Contenda, Grêmio Araucariense, Imperial, Instituto Jeferson Bizotto, Nova Prata, Operário Pilarzinho, Paranaense, Rosário, Sartori e Ypiranga.
Grupos e regulamento
A Taça Paraná adulto terá a presença de treze times divididos em dois grupos. Sendo um grupo com sete equipes e outro com seis, com jogos em turno único. Os quatro primeiros colocados avançam para a segunda fase da competição.
Grupo A: Trieste, Capão Raso, Rio Verde, Paranaense, Grêmio Araucariense e Pinheiral;
Grupo B: Iguaçu, Urano, Roça Grande, Sartori, Contenda, Ferroviária e Nova Prata;
Os oito classificados para a segunda fase serão ranqueados de 1º a 8º considerando os critérios de aproveitamento para definição dos confrontos. 1º x 8º, 2º x 7º, 3º x 6º e 4º x 5º.
Quem vencer avança para a semifinal e depois para a final. Todos os jogos do mata-mata serão no formato ida e volta. A previsão de término da competição é no dia 13 de dezembro.
Juvenil
Na primeira fase, as dez equipes foram divididas em dois grupos com cinco clubes cada, que se enfrentarão entre si em turno único. Os quatro primeiros colocados de cada grupo avançam às quartas de final.
Grupo A: Paranaense, Grêmio Araucariense, Instituto Jeferson Bizotto, Operário Pilarzinho e Imperial;
Grupo B: Sartori, Contenda, Nova Prata, Rosário e Ypiranga;
A partir daí, os confrontos passam a ser eliminatórios, em jogos de ida e volta, com cruzamento olímpico entre os classificados — ou seja, o 1º colocado de um grupo enfrenta o 4º do outro e o 2º enfrenta o 3º.
Os vencedores seguem para as semifinais e, depois, para a final, todas disputadas também em dois jogos. O mando do segundo confronto em cada fase será sempre do clube com melhor campanha, considerando as fases anteriores. A previsão de término da competição é no dia 30 de novembro.
RODADA INICIAL
A Federação Paranaense de Futebol (FPF) comunica alterações na tabela da Taça FPF 2025. A competição segue com início marcado para este sábado (13), e todos os jogos terão transmissão ao vivo e de graça pela FPF TV.
O confronto entre Athletico e Batel, inicialmente previsto para este final de semana, foi remarcado para o dia 24 de setembro. A mudança ocorre por conta do show da banda Green Day, que será realizado nesta sexta-feira (12), na Arena da Baixada, impossibilitando a realização da partida no dia seguinte.
Com isso, o duelo entre Cascavel e Batel, válido pela terceira rodada, foi antecipado e acontecerá neste sábado. Assim, o Athletico será a equipe do grupo A que folgará na primeira semana, enquanto o Cascavel não atuará na terceira.
(Fonte: FPF)