A Prefeitura de Maringá realiza dedetização, descorpionização e desratização em diversos prédios públicos. Todas as 117 unidades escolares e outros espaços, como equipamentos esportivos, recebem o serviço, que é realizado por meio da técnica de nebulização, método de aplicação de inseticidas em forma de neblina. A aplicação gera uma névoa, parecida com fumaça, que atinge ambientes de difícil acesso para eliminar pragas em circulação e em locais escondidos.
Nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e escolas municipais, a dedetização é realizada após o horário das aulas ou aos fins de semana. O serviço é realizado por empresa terceirizada vencedora do processo licitatório. O fornecedor apresentou toda a documentação exigida no processo licitatório, incluindo as autorizações necessárias para a execução do trabalho. O produto utilizado é aprovado pela Anvisa e já foi aplicado em outros locais, como o Almoxarifado Central.
Sobre o processo licitatório - O processo licitatório de desinsetização, desratização, descupinização e descorpionização de espaços públicos foi iniciado em maio de 2024, mas enfrentou diversos problemas, como questionamentos, suspensões e exigências de correção pelo Tribunal de Contas e por empresas participantes. As falhas prolongaram o trâmite por mais de um ano, mas em 2025, de forma técnica e ágil, o município concluiu o processo em cerca de seis meses. Todas as pendências foram corrigidas, o processo foi finalizado e homologado com três empresas vencedoras que prestarão os serviços.
(Fonte: PMM)