A Prefeitura de Maringá, em parceria com o Batalhão da Patrulha Escolar Comunitária, realizou entre terça-feira, 9 e quinta-feira, 11, as formaturas do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd). No total, 1.100 estudantes do 5º ano de 15 unidades escolares municipais participaram das cerimônias. O Proerd tem como objetivo orientar crianças e adolescentes sobre a importância de ficarem longe das drogas e da violência, além de estimular a cidadania, o respeito e a resolução pacífica de conflitos. As atividades foram conduzidas ao longo do ano letivo por policiais militares capacitados em parceria com professores da rede municipal de ensino.
Durante a formatura, o prefeito Silvio Barros ressaltou a importância do projeto. “Nossa intenção, quando apoiamos e abrimos as portas das escolas, com apoio da Secretaria de Educação, para que a Polícia Militar realize o projeto, é proteger nossas crianças. Nesta etapa em que elas estão, tomar a decisão certa pode ter um impacto muito grande para o resto da vida delas.”
Durante as formaturas, os alunos receberam certificados de conclusão, além de participarem de dinâmicas especiais que reforçam os aprendizados em sala de aula. O evento também contou com a presença de familiares dos alunos. “É muito importante a participação de toda a administração e, principalmente, dos nossos professores, responsáveis e toda comunidade escolar. Juntos, escola e famílias, podemos formar crianças mais conscientes e preparadas para fazerem escolhas seguras”, disse a secretária de Educação, Adriana Palmieri.
A primeira-dama e presidente do Pra Somar, Bernadete Barros, também participou da formatura e parabenizou os alunos. “Que orgulho de vocês, que além do Proerd logo mais estarão encerrando um ciclo, saindo do quinto ano para o sexto ano. Vamos sentir saudades e estamos torcendo pelo sucesso de vocês.”
Um dos momentos mais aguardados foi a premiação do concurso de redação, que reconheceu os melhores textos produzidos pelos estudantes sobre o que aprenderam no programa. A aluna Maria Valentina Medeiros destacou a importância do programa na escola e como aprendeu a lidar com o bullying. “Amei participar do Proerd. O policial Andrade era muito legal, nem parecia que estávamos na escola. Ele deixava as aulas mais leves, era como um amigo”, disse a aluna, que contou ter o sonho de ser policial.
O capitão Ricardo Veiga Araújo, responsável pela Patrulha Escolar, destacou a importância do projeto e parabenizou a Prefeitura de Maringá e a Secretaria de Educação. “Maringá é o único município de grande porte do estado do Paraná a alcançar 100% das escolas, ultrapassando cidades como Curitiba, Londrina, Foz do Iguaçu, Cascavel e Ponta Grossa”, afirmou.
(Texto: PMM. Foto: Rafael Macri/PMM)