Offline
MENU

Prefeitura de Maringá recebe 1,5 mil mudas de essências aromáticas para implantação de jardins sensoriais nos Cmeis
Por Administrador
Publicado em 12/09/2025 18:52
Notícias de Maringá

A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Educação, recebeu nesta sexta-feira, 12, mais de 1.500 mudas aromáticas que serão destinadas para implantação de jardins sensoriais em todos os Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis). As mudas foram produzidas por meio do Programa Cultivar, iniciativa da Cocamar em parceria com a Associação dos Pais e Amigos Excepcionais (Apae), que visa incluir pessoas com deficiência intelectual e múltipla no mercado de trabalho.

Foram entregues mudas de ervas aromáticas como hortelã, alecrim, lavanda, orégano, erva-cidreira, manjericão, capim limão, camomila, hibisco e sálvia. As plantas foram cultivadas no viveiro localizado na Apae, ativo há quase duas décadas e que também produz árvores de espécies nativas para recomposição de Áreas de Preservação Permanente (APP) pelos cooperados da Cocamar.

A entrega de mudas à Prefeitura de Maringá será realizada por etapas. Nesta primeira fase, serão implantados jardins sensoriais em cerca de 15 Cmeis. A expectativa é que, por meio da parceria, a iniciativa seja levada para todas as 64 unidades. O projeto do Jardim Sensorial utiliza a natureza para estimular os cinco sentidos dos alunos (visão, audição, tato, olfato e paladar) e promover a educação ambiental, a inclusão e o bem-estar.

A vice-prefeita, Sandra Jacovós, participou da entrega e destacou que o projeto promove qualidade de vida para as crianças por meio do contato direto com a natureza. “É algo bonito porque as crianças terão a oportunidade de ter contato direto com a natureza, acompanhar o plantio e crescimento das mudas nos próprios Cmeis e participarem de atividades que estimulam os sentidos.”

A secretária de Educação, Adriana Palmieri, ressaltou a importância da parceria com a Cocamar e os resultados para os alunos dos Cmeis. “É um projeto que vai atingir cerca de 12 mil alunos dos nossos Cmeis. Por meio dessa parceria muito bonita, que alia inclusão, empregabilidade e meio ambiente, vamos proporcionar dentro das unidades escolares ambientes de socialização e de prática dos sentidos. Esse contato com as plantas e o meio ambiente é fundamental no processo de ensino-aprendizagem”, disse. 

A gerente de Responsabilidade Socioambiental da Cocamar, Silvia Helena Podolan, destacou o compromisso com a comunidade. “Seguimos o sétimo princípio do cooperativismo e queremos fazer a diferença por meio de parcerias com a prefeitura e ações voltadas às crianças, estimulando a consciência ambiental desde cedo e fortalecendo o futuro do agro”, afirmou. 

Inclusão - A diretora da Apae de Maringá, Cacilda Veronese, destacou a importância do projeto para a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. “Esse projeto já nasceu de uma maneira muito bonita, promovendo a inclusão da pessoa com deficiência e a produção de milhões de mudas para recuperação de áreas verdes e apoio às cooperativas. Não podemos perder a essência da criança que brinca na terra e sente os cheiros e sabores da natureza. A Prefeitura teve um olhar sensível, porque a experiência sensorial das crianças é essencial para o desenvolvimento e responsabilidade social e ambiental”, afirmou

Célio Roberto Moreira participa das atividades no viveiro da Apae há quase 19 anos e atua na separação das mudas. “Gosto muito do que faço, é um privilégio estar aqui cuidando das mudas. Tem muitas pessoas que destroem a natureza, mas nós estamos aqui para ajudar. Plantamos com mãos especiais e isso me deixa muito feliz”, disse. 

(Texto: PMM. Foto: Rafael Macri/PMM)

Comentários
Comentário enviado com sucesso!