O Atlético empatou em 1 a 1 com o Santos pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro. O jogo aconteceu na Arena MRV durante o fim da tarde de domingo, 14 de setembro. O gol do Galo foi marcado por Igor Gomes (o quarto dele no Brasileiro). Já o empate do Santos saiu em cobrança de pênalti de Tiquinho Soares.
Foi a estreia do técnico Jorge Sampaoli diante do torcedor do Galo, que compareceu em bom número – mais de 38 mil presentes. Com esse resultado de empate, o Atlético vai a 25 pontos e sobe uma posição, indo para a 13ª colocação momentânea, já que haverá jogos da rodada após a partida na Arena MRV.
O jogo – Atlético x Santos
Um duelo bastante disputado entre as equipes na Arena MRV. O Atlético teve a posse de bola, na característica do estilo de jogo de Jorge Sampaoli, que fez variações de posições ao longo do duelo.
No primeiro tempo, o Santos assustou mais, mas a etapa final terminou sem gols. A melhor chance do Galo foi numa jogada individual de Tomás Cuello na ponta esquerda, driblando a primeira marcação, arrastando a segunda na velocidade, mas o chute de canhota saiu fraco.
Do lado do Santos, o atacante Neymar chegou a ter duas boas oportunidades, sendo que chutou fraco na primeira e furou na segunda. O Galo buscava jogadas que envolvesse a velocidade e passes rápidos, mas teve dificuldade de levar perigo ao Santos nos primeiros 45 minutos.
Para o segundo tempo, Sampaoli realizou duas trocas: Alexsander na vaga de Fausto Vera, e Igor Gomes no lugar de Rony. Aos 5′, o goleiro Gabriel Brazão recebeu um choque acidental de Igor Gomes na testa, e ficou com um inchaço significativo no local. Recebeu atendimento médico e seguiu na partida.
Pouco depois, aos 9′, o zagueiro Zé Ivaldo fez uma falta impedindo o progresso de Hulk. Ele recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso. Com um a mais, o Galo passou a ir ainda mais para frente e foi premiado!
GOL DO GALO! Um lindo lançamento de Gustavo Scarpa para deixar Igor Gomes em condições de marcar! O meio-campista invadiu a área do Santos, fez a proteção perfeita para impedir a chegada da marcação, e chutou rasteiro na saída de Gabriel Brazão. Atlético 1×0 Santos na Arena MRV! Foi a 20ª assistência do camisa 10 pelo Galo (12 em 2024 e 8 em 2025).
O goleiro Gabriel Brazão pediu atendimento médico e não conseguiu permanecer em campo, saindo da partida de ambulância. Aplaudido, Scarpa foi o próximo do Galo a ser substituído, com Sampaoli acionando Reinier. Isso já aos 31′, quando o Galo fazia um jogo mais controlado, evitando se expor e buscando atuar em cima do erro adversário.
Aos 35′, Alexsander recebeu cartão amarelo por atingir Neymar no rosto. Foi o terceiro do meio-campista, que vira desfalque diante do Botafogo, no fim de semana que vem. Após esse lance, Neymar foi sacado por Vojvoda, dando lugar a Robinho Júnior. O Santos levou perigo numa cobrança de falta de Tiquinho Soares, mas Everson fez uma grande defesa, salvando o Galo!
Porém, aos 40′, o Atlético cometeria um pênalti com Lyanco tirando o equilíbrio do atacante Tiquinho. Ele mesmo marcou e fez Atlético 1×1 Santos. Como efeito imediato, Sampaoli colocou Jr. Santos na vaga de Alan Franco. A última alteração do Galo foi Dudu na vaga de Cuello. Nesse momento, já aos 48′, a torcida já sabia que havia 16 minutos de acréscimos.
Guilherme Arana quase marcou aos 49′, pegando de primeira e de direita um rebote na área do Santos, mas o goleiro fez uma bela defesa. Aos 52′, Alexsander fez uma boa jogada, colocou Vitor Hugo na condição de fazer o pivô para Igor Gomes, mas o camisa 17 chutou errado. Depois, foi a vez de Natanael receber na ponta da área e chutar, só que o goleiro defendeu.
Aos 55′, Alexsander de um belo passe para Guilherme Arana, que invadiu na ponta e chutou, mas o goleiro do Santos fez a defesa no reflexo, mandando para escanteio. Vitor Hugo teve uma cabeçada que passou perto, mas a vitória escapou do Galo.
(Texto: Atlético Oficial. Foto: Pedro Souza/Atlético)