A modernização do sistema de segurança da Universidade Estadual de Maringá (UEM) está praticamente completa. De acordo com a Prefeitura do Câmpus (PCU), a instalação das câmeras está 90% concluída e os sistemas estão em fase de ajustes e configuração. Além do câmpus sede, outras cinco unidades já receberam novos equipamentos.
No câmpus de Maringá, são 735 câmeras de monitoramento; no Hospital Universitário (HU), 457. Em todos os câmpus da UEM, o total será de 1.746 câmeras. As unidades de Diamante do Norte (CRN), Cianorte (CRC), Cidade Gaúcha (CAR), Goioerê (CRG) e Ivaiporã (CRV) já receberam novas câmeras, além da Estação Experimental de Piscicultura, em Floriano.
As duas unidades do Câmpus Regional de Umuarama (CAU) também serão contempladas, assim como as instalações da UEM em Iguatemi e em outras localidades. As imagens serão transmitidas 24 horas por dia à central de monitoramento do câmpus sede. O local também passou por modernização, com a aquisição e instalação de 12 novos monitores de 49 polegadas, que facilitam a visualização das imagens. O HU também recebeu uma sala de monitoramento, com imagens que cobrem praticamente toda a área do complexo de saúde da UEM.
Segundo a PCU, o objetivo é integrar o sistema de segurança com os municípios, incluindo leitura de placas de veículos e reconhecimento facial, principalmente nos portões de entrada e saída. Ao identificar um suspeito ou um veículo furtado, por exemplo, a instituição pode acionar as autoridades responsáveis, bem como fornecer imagens solicitadas.
A modernização visa garantir monitorar pontos estratégicos dos câmpus, como passarelas de pedestres, blocos didáticos e administrativos e portões. Dois geradores de energia vão reforçar a central e o datacenter (onde ficam armazenadas as imagens) e garantir a conexão com os câmpus regionais. A empresa responsável pelos serviços, Arrias e França Ltda (Tecsel), assinou contrato de três anos com a UEM, mas as instalações devem ser finalizadas ainda neste mês. O investimento total foi de R$ 8,8 milhões, com recursos próprios da universidade.
O reitor Leandro Vanalli comenta sobre o andamento das instalações em todos os câmpus. "Com o avanço da instalação das câmeras por toda a UEM, não só no câmpus sede e complexo de saúde, mas também em todos os ambientes de pesquisa, além dos campi regionais, observamos que é um investimento de muito proveito para a comunidade interna e externa. São R$ 8,8 milhões de investimento na instalação de um novo sistema de câmeras e em uma central de monitoramento de última geração, sendo um compromisso da nossa gestão que se concretiza e traz resultados imediatos e de longo prazo. Já observamos a redução considerável das ocorrências em nossos campi após a instalação das câmeras, o que nos mostra que estamos no caminho certo para oferecer um ambiente cada vez mais seguro e tranquilo para o desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão”.
O novo sistema de segurança promove, ainda, uma colaboração estratégica e fortalece a parceria com os órgãos de segurança pública, por meio do compartilhamento das imagens para apoio em possíveis investigações. Essa sinergia faz toda a diferença, demonstrando assim o papel social da UEM.
Completa o reitor: “observamos que essa ação não apenas inibe a qualquer contravenção no ambiente interno, mas também fortalece a nossa parceria com os órgãos de segurança pública. Este investimento em tecnologia é, acima de tudo, um investimento na qualidade de vida de nossos estudantes, professores, servidores e visitantes. É a garantia de que a UEM se mantém como um espaço de excelência, onde a segurança e o bem-estar caminham lado a lado com a produção do conhecimento".
Ocorrências
De acordo com os dados da Divisão de Vigilância Patrimonial, em 2023, foram registradas 52 ocorrências dentro da UEM; em 2024, o número total foi de 55 ocorrências. Neste ano, de janeiro ao início de outubro, com a instalação do sistema de câmeras, foram apenas 10 registros. Dentre as ocorrências, estão furtos de veículos e bicicletas, acidentes de trânsito e outras.
(Fonte: Comunicação UEM)