Offline
MENU

Experiência da Guarda Civil de Maringá é apresentada em evento sobre segurança pública
Por Administrador
Publicado em 31/10/2025 09:48
Notícias de Maringá

A experiência da Guarda Civil de Maringá foi apresentada na quinta-feira, 30, durante o evento ‘Futuro da Segurança Pública na Federação – Soluções para o Espaço Municipal’, realizado pela Trecsson Business e Publius com apoio da Prefeitura de Maringá. O encontro reuniu gestores públicos de diversas regiões para discutir políticas e estratégias de fortalecimento da segurança nos municípios.

 

O prefeito Silvio Barros e o secretário de Segurança de Maringá, Delegado Luiz Alves, apresentaram medidas adotadas em Maringá para modernizar e ampliar a atuação da Guarda Civil Municipal. Entre as ações estão a criação de novas bases operacionais na Zona Sul e nos distritos de Iguatemi e Floriano, além do planejamento para a implantação de unidades na Zona Norte e no Centro da cidade.

 

As mudanças estruturais ocorrem junto à reestruturação de patrulhas especializadas e a criação de novos serviços. “Reestruturamos a Patrulha Maria da Penha, a Patrulha Escolar e o Canil. Também criamos a Ronda Ostensiva Municipal, a Romu, e a Patrulha Ambiental. Tudo isso faz parte da ampliação do alcance da Guarda, que constantemente é reequipada e modernizada”, afirmou o Delegado Luiz Alves.

 

O prefeito Silvio Barros ressaltou a importância da corporação e os treinamentos para abordagens mais humanizadas e adequadas a diferentes situações. “A Guarda é armada, atendendo a uma demanda da população e em acordo com a legislação federal, e atua com base no respeito e na técnica. Nossos profissionais são preparados para distinguir comportamentos e evitar equívocos em abordagens, especialmente quando se trata de pessoas neurodivergentes”, destacou.

 

Também fizeram apresentações no evento o promotor de Justiça do Ministério Público de Minas Gerais, Luciano Santiago; o corregedor-geral do Corpo de Bombeiros do Paraná, coronel Adriano; o diretor da Publius, Rafael Viegas; e o capitão da reserva da PM-PR e consultor, João Feitosa. 

(Texto: Comunicação PMM. Foto: Ricardo Lopes/PMM)

Comentários
Comentário enviado com sucesso!