A Comissão Eleitoral das eleições do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) divulgou, na tarde de quinta-feira (30), o resultado preliminar do pleito que definiu a nova gestão da entidade estudantil para o período de 2025/26. A chapa Unir e Avançar (chapa 2) foi a vencedora, com 2.759 votos. Em segundo lugar ficou a chapa UEM Presente (chapa 1), que recebeu 1.844 votos. Também foram registrados 111 votos brancos e 123 nulos. Participaram, ao todo, do processo eleitoral 4.837 votantes.
A votação aconteceu na última quarta-feira (29) de forma totalmente online, por meio do sistema administrado pelo Núcleo de Processamento de Dados (NPD/UEM), sob a coordenação da Comissão Eleitoral. De acordo com o regimento eleitoral, estavam aptos a votar todos os estudantes de graduação e pós-graduação da instituição.
O resultado preliminar foi divulgado no perfil do DCE no Instagram, atualmente sob administração da Comissão Eleitoral. O prazo para interposição de recursos sobre o resultado segue até esta sexta-feira (31). A divulgação final está prevista para 3 de novembro, e a posse da nova diretoria ocorrerá em 4 de novembro, conforme o calendário eleitoral.
Durante o processo eleitoral, foram realizados dois debates, promovidos pela Comissão Eleitoral, nos quais as candidaturas apresentaram propostas e discutiram temas ligados à representação estudantil, políticas de permanência e integração entre os câmpus da UEM.
A Comissão Eleitoral ressaltou, que o processo transcorreu dentro das normas previstas no Regimento Eleitoral do DCE, garantindo “transparência e imparcialidade”, conforme comunicado.
Serviço
Interposição de recursos: 31 de outubro
Divulgação final do resultado: 3 de novembro
Posse da nova gestão: 4 de novembro
(João Luiz Lazaretti/Comunicação UEM)