Offline
MENU

Professores da rede municipal de ensino de Maringá participam de congresso com foco em práticas pedagógicas interdisciplinares e inovadoras
Por Administrador
Publicado em 06/11/2025 09:59
Notícias de Maringá

A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Educação, promove nesta semana o primeiro Congresso Conexões Interdisciplinares, evento de formação que reúne professores de Arte, Educação Física e Língua Inglesa, além de gestores e demais profissionais da educação. A programação começou nesta terça-feira, 4, e segue até quinta-feira, 6, com apresentações de trabalhos e palestras com foco em práticas pedagógicas interdisciplinares e inovadoras (clique aqui e confira a programação completa).

 

O congresso integra três grandes iniciativas da rede municipal de ensino: o 3º Maringá Speaks, a 4ª Bienal das Artes e o 19º Evento Científico e Cultural: Educação Física enquanto Componente Curricular. O objetivo é valorizar o conhecimento e incentivar a troca de experiência entre os professores das áreas e demais profissionais da educação.

 

A abertura do evento ocorreu na noite desta terça, 4, com apresentações culturais e palestra de Marco Zanqueta com o tema ‘É lúdico, mas é coisa séria: inovação e criatividade na educação’. “O município já trabalha há muito tempo com a perspectiva da educação física, da arte e da língua inglesa, mas de maneira separada. A ideia deste evento é trabalhar a conexão entre as áreas e promover práticas que sejam interdisciplinares para fortalecer o processo de ensino-aprendizagem”, afirmou a secretária de Educação, Adriana Palmieri.

 

O coordenador de Língua Inglesa da Secretaria de Educação, Alysson Santos, destacou a importância do primeiro congresso. “É uma forma de trazer os professores para três dias de muito conhecimento e aprendizado, o que depois resulta na prática na sala de aula. Ao juntar essas três áreas, a ideia é mostrar que elas podem trabalhar juntas e enriquecer o cotidiano escolar, tanto do professor quanto do aluno”, disse.

 

Na abertura oficial, o palestrante Marco Zanqueta trouxe a importância da criatividade para o processo de aprendizagem. “A inovação e a criatividade são competências e habilidades que um educador pode ter para que o grande show aconteça. Um simples detalhe pode fazer toda a diferença”, afirmou.

 

Professora de Arte da rede municipal de ensino, Edna Castelo ressaltou a importância do congresso. “Minha expectativa é aprender práticas novas para levar para a sala de aula, chamar a atenção dos alunos e deixá-los empolgados. Esses eventos contribuem para a nossa experiência profissional”, disse. 

(Fonte: Comunicação PMM)

Comentários
Comentário enviado com sucesso!