Neste sábado, 8, a Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Assistência Social, Política sobre Drogas e Pessoa Idosa, promoveu ações que reuniram esporte, solidariedade e convivência social. No Centro Social Urbano (CSU), a 1ª Copa CSU de Karatê reuniu alunos das oficinas esportivas ofertadas pelo município. Já no Estádio Willie Davids, o público acompanhou o ‘WD Solidário’, evento que reuniu craques do esporte nacional e arrecadou 1 tonelada de alimentos que será destinada para instituições sociais da cidade.
“Essas ações mostram como o esporte pode transformar realidades. Por meio da Copa CSU de Karatê, conseguimos fortalecer vínculos, incentivar a disciplina e oferecer novas oportunidades para crianças e adolescentes. Já o ‘WD Solidário’ foi um exemplo de como a comunidade maringaense se mobiliza para fazer o bem e cuidar de quem mais precisa”, destacou o secretário de Assistência Social, Política sobre Drogas e Pessoa Idosa, Leandro Bravin.
No CSU, os atletas com idades a partir de 7 anos disputaram nas categorias Kata, que simula um combate contra um adversário imaginário, desenvolvendo técnica, disciplina, coordenação e foco, e Kumite, quando há um oponente real. “O campeonato não é apenas a medalha, mas um momento para os pais acompanharem o desenvolvimento das crianças. Além disso, é o momento dos nossos atletas mostrarem o que aprenderam durante o ano”, destacou a sensei Adriana Podda, que ministra as aulas de karatê no CSU.
Sophia Brum, de 11 anos, participa do projeto de karatê há cerca de dois anos. “Além de aprender a se defender, as aulas ajudam a criar um caminho para a vida”, afirmou. Larissa Silva Santana, de 14 anos, já disputou diversos campeonatos paranaenses e ficou em quinto lugar no Campeonato Brasileiro Interestilos. “O karatê foi muito importante para mim. Desde que comecei, passei a sair mais de casa e me dedicar mais aos treinos”, disse.
As famílias acompanharam as disputas e, além da torcida, celebraram a importância do esporte na vida das crianças. “O esporte é a melhor coisa para a criança. Senti muita diferença nos meus filhos desde quando eles começaram a participar do karatê. Houve uma melhora na disciplina, concentração e comportamento”, disse Fabiana Cristina Pazeli, que acompanhou a Copa e torceu para os filhos Miguel e Pedro, além da sobrinha Clara.
No ‘WD Solidário’, a comunidade acompanhou as finais das competições regionais da Liga Desportiva de Maringá e o jogo festivo do IAS Legends, com nomes marcantes do esporte regional e nacional. A ação, organizada pelas secretarias de Assistência Social e de Esporte e Lazer, a Liga Desportiva de Maringá e o Instituto Alex Santos, arrecadou 1 tonelada de alimentos não perecíveis. As doações foram destinadas para a instituição social Fé e Ação, localizada no distrito de Iguatemi.
(Fonte: Comunicação PMM)