Offline
MENU

Na Câmara de Maringá, diretor da Agência do Trabalhador apresenta resultados de 2025
Por Administrador
Publicado em 12/11/2025 07:13
Notícias de Maringá

A Câmara de Maringá abriu espaço, na terça-feira (11), para a participação do diretor da Agência do Trabalhador, Gilberto Valentim, que utilizou a tribuna para apresentar as ações desenvolvidas em 2025.

 

O vereador Luiz Neto, autor do convite de Valentim na Câmara, enfatizou que a Agência do Trabalhador de Maringá é integrada com Governo do Estado e que bate recordes em vagas de emprego e também na empregabilidade.

 

“Sabemos que nem todos encontram vaga de trabalho na sua formação acadêmica, sendo fundamental a realização de capacitações. É preciso que nós vereadores possamos colaborar com o desenvolvimento da agência, construindo caminhos na geração de oportunidade não só para os jovens, mas para todos maringaenses”, destacou o parlamentar.

 

O diretor da Agência do Trabalhador, Gilberto Valentim, explicou que o órgão oferece serviços para empregados, empregadores e quem busca emprego, sendo “um verdadeiro RH gratuito em conexão total com o Ministério do Trabalho”.

 

Entre os serviços, o diretor ressaltou a empregabilidade, captação de vagas e intermediação de mão de obra para pessoas com deficiência. “Digo sem medo de errar que a Agência do Trabalhador de Maringá é uma das poucas, se não a única, que tem esse serviço personalizado da empregabilidade da pessoa com deficiência”.

 

O gestor lembrou que neste ano 18.480 trabalhadores foram encaminhados, com 15.229 vagas ofertadas e 1.097 trabalhadores inseridos no mercado de trabalho. Valentim ainda enfatizou os 190 atendimentos no Centro Pop, com a reintegração de 15 trabalhadores no mercado de trabalho e a participação de 20 feirões em parceria com SENAI, SENAC, faculdades e outras entidades, sendo oito feirões realizados pela própria agência, além de 45 visitas a empresas.

 

Para 2026, Valentim apresentou o Projeto Retornar, uma parceria com as casas de recuperação. “Gostaríamos muito de reintegrar essa pessoa recuperada do seu tratamento no mercado de trabalho. Elas vão retornar para casa com a motivação maior que é o ganho do seu próprio sustento a dignidade de ter um emprego”

 

Histórico

O Sistema Nacional de Emprego (Sine) foi implantado no Brasil em 1975, seguindo as diretrizes da Organização Internacional do Trabalho, e em Maringá, em outubro de 1977, inicialmente na vida Brasil, próximo a antiga Lojas Americanas.

 

Os recursos são repassados por meio do orçamento do Ministério do Trabalho, parcerias com Estados e Municípios e transferências junto ao Fundo pelo Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador. Junto com Curitiba e Londrina, é uma das três agências municipalizadas no estado.

 

Atualmente está localizado na Avenida João Paulino Vieira Filho, 917. Fone: (44) 3127-5000. 

(Texto: Comunicação CMM. Foto: Marquinhos Oliveira/CMM)

Comentários
Comentário enviado com sucesso!