Com uma programação lúdica e interativa dedicada ao público infantil, a Viradinha Cultural 2025 foi realizada na manhã deste domingo, 16 , no Parque do Ingá. Promovido pela Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Cultura, o evento integrou as ações da Virada Cultural e transformou a área próxima à entrada principal do parque em um espaço de imaginação, arte e brincadeiras.
Com início às 9h, a Viradinha Cultural atraiu o público mesmo sob garoa fina e reuniu pequenos espectadores em torno de apresentações de teatro, circo e teatro lambe-lambe em miniatura, estimulando a imaginação e a criatividade das crianças.
O Grupo Abstratos abriu a manhã com o espetáculo ‘Conto do Mar’, que mistura histórias clássicas e lendas em um universo aquático repleto de personagens mágicos. Em seguida, o Grupo Pandora apresentou o teatro lambe-lambe ‘Sinestesia’, composto por cinco caixas cênicas inspiradas nos cinco sentidos e proporcionou uma experiência sensorial às crianças. O Circo Teatro Sem Lona encerrou a programação infantil com a peça ‘O Pescador’, que narra as trapalhadas de um homem que encontra um peixe mágico disposto a realizar três desejos.
O secretário de Cultura, Tiago Valenciano, destacou o papel da Viradinha dentro da Virada Cultural. “A Viradinha Cultural é um momento de encantamento e descobertas. Mesmo com o tempo chuvoso, as crianças e as famílias marcaram presença, mostrando como a arte mobiliza”, ressaltou.
Entre os pequenos espectadores da Viradinha Cultural estava Pedro Fernandes Sobral, de 5 anos, que saiu fascinado do teatro lambe-lambe. “Eu gostei daquela parte que a bruxa vira com cara de gato”, contou, encantado.
A mãe de Pedro, Meg da Silva Fernandes, destacou a importância da experiência. “Já conhecia o teatro lambe-lambe e meu filho também ama. Sempre que podemos, participamos. É uma experiência muito especial, porque aproxima as crianças da arte de forma íntima e diferente. Na Viradinha isso ganha ainda mais força, porque é um evento pensado para elas, com ações realmente dedicadas às crianças. Eu adorei, é muito importante ter isso em Maringá.”, destacou.
A Virada Cultural 2025 continua neste domingo, 16, com programação na Vila Olímpica.
(Texto: Comunicação PMM. Foto: Davi Suenaga/PMM)