A Câmara de Maringá realizou, na noite de quarta-feira (03), a entrega do Título de Cidadão Benemérito ao comunicador, músico e escritor Francisco Dervesílio Gomes, o Tom Brasil. A solenidade, que reuniu autoridades municipais, vereadores, imprensa, familiares e amigos, foi presidida pelo vereador e vice-presidente da Casa, Sidnei Telles.
A honraria foi concedida com base na Lei nº 11.912/2025, aprovada por unanimidade, reconhecendo a contribuição de mais de 45 anos de carreira do homenageado, que levou a cultura cabocla, o nome de Maringá e do Paraná para todo o país. A proposição é de autoria dos vereadores Flávio Mantovani e Bravin Júnior.
Durante a cerimônia, Tom Brasil emocionou o público ao relembrar sua trajetória por meio de músicas que exaltam a vida simples e a identidade paranaense, finalizando com o tradicional e aplaudido refrão: “Maringá, Maringá, terra boa do meu Paraná.”
A sessão contou com discursos e a exibição de um vídeo que relembraram a trajetória multifacetada de Tom Brasil. Nascido na lavoura, ele passou pelo circo, pela música, literatura, teatro, rádios e TVs, tornando-se uma das principais vozes da cultura cabocla no Brasil. Com 26 livros publicados e programas exibidos em diferentes estados, consolidou-se como comunicador comprometido com as raízes brasileiras.
Durante a solenidade, o vereador Flávio Mantovani destacou o legado do homenageado. “É uma honra conceder este título ao Tom Brasil. Sua trajetória, sua música e seus projetos marcaram gerações. Esta homenagem é um reconhecimento sincero por tudo o que ele representa para a cultura de Maringá e do nosso estado.”
Emocionado, Tom Brasil agradeceu a homenagem. “Eu estou muito feliz, estou honrado. Quero agradecer ao Fábio Mantovani e ao Bravin Júnior pela proposição desse projeto e agradecer a todos os vereadores e vereadoras da Câmara. Quando uma cidade nos acolhe, quando a gente acolhe essa cidade, a gente se torna um. E hoje é um dia pra gente ficar feliz. Se a lágrima acontecer, é de felicidade, mas não é uma felicidade egoísta, é uma felicidade honrosa por um trabalho bem feito, que a gente faz há mais de 40 anos. Muito obrigado. Cidadão Benemérito!”, comemorou.
Tom Brasil disse ainda: “Continuarei trabalhando pela minha cidade, continuarei escrevendo os meus livros, cantando as minhas canções. Simples jamais se implora, mas simples trabalhei e trabalharei sempre, até o último dia, pra honrar esse título de hoje. Continuarei, enfim, cuidando de Maringá como sempre cuidei: informando, esclarecendo e orientando a nossa terra e a nossa gente. Muito obrigado”, finalizou.
A solenidade terminou sob fortes aplausos, demonstrando o carinho e o respeito da comunidade maringaense por Tom Brasil, cuja história continua a inspirar, emocionar e fortalecer o sentimento de pertencimento à cultura local.
(Fonte: Comunicação CMM)