Offline
MENU

Prefeitura de Maringá realiza almoço de Natal no Centro de Socioeducação para jovens em cumprimento de medida socioeducativa e familiares
Por Administrador
Publicado em 12/12/2025 14:35
Notícias de Maringá

A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria da Criança e do Adolescente, em parceria com o Pra Somar, realizou na quarta-feira, 10, no Centro de Socioeducação (Cense), um almoço de Natal para jovens em cumprimento de medida socioeducativa e familiares. 

 

O almoço foi servido no ginásio do Cense, que recebeu decoração natalina e mesas especialmente montadas para a ocasião, criando um ambiente acolhedor e festivo. Ao som de música ao vivo, os participantes desfrutaram de um cardápio com strogonoff, arroz, batata palha e salada. Também foram servidos picolés de sobremesa.

 

O Cense acolhe 26 adolescentes que cometeram atos infracionais. A secretária da Criança e do Adolescente, Carmen Inocente, destacou a importância da iniciativa. “O almoço natalino oferece aos adolescentes a oportunidade de se reunir com seus familiares em um momento especial. Temos mais de 15 voluntários envolvidos na organização, garantindo que tudo seja preparado com muito carinho.”

 

A primeira-dama e presidente do Pra Somar, Bernadete Barros, ressaltou a proposta acolhedora do evento. “Queremos proporcionar um almoço em família e reforçar o espírito natalino que inspira união e esperança. Pequenos gestos fazem grande diferença e podem mudar o dia de um jovem que, muitas vezes, não recebe visita da família com frequência”, afirmou.

 

Segundo o diretor-geral da unidade, José Carlos Franco, este é o único evento do ano que reúne as famílias. “Muitos vão passar o Natal aqui, sem a presença dos familiares. Nessa hora, quem é que faz a diferença? É a família. São eles que vêm visitar, aconselhar e trazer alguma coisa”, disse.

 

João da Silva*, 16 anos, estava há três meses sem ver a namorada e a filha de 7 meses. No almoço de Natal desta quinta-feira, ele teve a oportunidade de reencontrá-las. A mãe dele também participou da celebração, que reuniu a família para um Natal antecipado. “Estou aqui há cinco meses e meio, e estar com a minha família é muito importante. Vou sair [do Cense] no próximo sábado e quero trabalhar, sustentar minha filha e ficar com elas”, disse.

 

Mãe de um adolescente de 16 anos, Maria Santos* participou do evento acompanhada da filha e destacou que essa foi a primeira vez que a família conseguiu se reunir desde a internação do jovem. “Meu filho está aqui desde agosto. Quero parabenizar os organizadores por proporcionarem esse momento de união e alegria. Esses meninos ficam aqui, fechados, o dia inteiro. Eles precisam interagir com outras pessoas”, afirmou.

 

Há 11 meses no Cense, Paulo Souza*, de 17 anos, encontrou a mãe apenas uma vez nesse período. Nesta quinta-feira, 11, ele participará do almoço de Natal e está ansioso pelo reencontro. “Quero dar um beijo nela, um abraço bem forte e aproveitar a refeição ao lado dela”, contou.

 

*Os nomes são fictícios para preservação da identidade dos internos e familiares. 

(Texto: Comunicação PMM. Foto: Rafael Macri/PMM)

Comentários
Comentário enviado com sucesso!