A eSeleção Brasileira da categoria eFootball Console, representada por HenrykinhO e JVictorPRO, foi derrotada pela Indonésia e se despediu da FIFAe World Cup, na Arábia Saudita.
Na partida de quartas de final, que foi considerada a decisão antecipada da competição, o Brasil caiu no gol de ouro, necessário para desempatar o confronto que durou o tempo de três partidas da categoria.
O jogo entre Brasil e Indonésia mexeu com a SEF Arena, em Riade: esta foi a decisão da categoria eFootball Console em 2024, e já se tornou um clássico da modalidade. E não foi para menos.
Programada inicialmente para ser decidida em confronto de ida e volta, a partida precisou de mais um jogo completo - e ainda assim foi necessário o gol de ouro para definir o semifinalista.
O primeiro jogo terminou em 2 a 2, mas teve o Brasil no comando das ações: a dupla brasileira saiu na frente, sofreu o empate e voltou a liderar a partida, mas viu a Indonésia igualar o jogo numa cobrança de escanteio perto dos 90 minutos.
No segundo jogo, a Indonésia começou melhor e conseguiu abrir 2 a 0 ainda no primeiro tempo. Mas o Brasil reagiu no início da segunda etapa e deu o troco empatando no último lance do jogo.
Pelo regulamento, uma partida extra teria que ser jogada, já com o gol de ouro valendo a decisão. Foram mais 90 minutos virtuais no 0 a 0, o que forçou a prorrogação. No início do tempo extra, porém, a Indonésia conseguiu um gol em um ataque pela direita, infiltrando na área brasileira e encontrando espaço na defesa para marcar.
O resultado eliminou o Brasil, mas a sensação do público na SEF Arena era de ter assistido a final antecipada da competição, pelo alto nível do jogo. Para os brasileiros, porém, o sentimento pós partida era de assimilar uma derrota mesmo com a sensação de ter atuado melhor.
“Ano passado o Brasil teve uma derrota para a Indonésia, em que eles foram superiores. Mas no jogo de hoje conseguimos nos impor. A gente jogou o que treinou, conseguiu aplicar praticamente tudo e jogou muito bem, então a gente tem que sair de cabeça erguida”, disse HenrykinhO.
Em uma partida de alto nível, assim como no futebol tradicional, também na tela a decisão fica nos detalhes. Para JVictorPRO faltou ao Brasil também um pouco de sorte. “Na partida que decidiu tivemos sete chutes e não conseguimos marcar. Hoje a gente criou, criou, criou, a bola não entrou. Então saímos de cabeça erguida, porque a gente sabe que trabalhou muito bem para estar aqui e fizemos o ‘Joga Bonito’ do Brasil”, disse.
Já o coach Thiago Avaré, além de valorizar a evolução da dupla brasileira durante a competição, mirou também a sequência do trabalho para a edição do ano que vem da FIFAe World Cup. “Já vamos começar na próxima semana, quando voltarmos para o Brasil, a pensar no que pode ser melhorado e criar um plano para sair daqui com o título no ano que vem”, concluiu.
(Texto: CBF Oficial. Foto: Junior Souza/CBF)