Equipes da Prefeitura de Maringá seguem mobilizadas desde a noite de sexta-feira, 12, para atender as ocorrências causadas pela chuva intensa e pelos ventos fortes registrados no município. Os trabalhos continuam ao longo deste sábado, 13, com ações de limpeza, desobstrução de vias e remoção de árvores e galhos.
Na sexta, 12, a Defesa Civil do Paraná emitiu alerta de tempestade, com risco muito alto. De acordo com o Simepar, Maringá acumulou 37,2 milímetros de chuva em 24 horas, sendo que 14 mm caíram em apenas 15 minutos, por volta das 18h, o que caracteriza um grande volume concentrado em curto período de tempo. Ainda segundo o instituto, a rajada de vento mais forte chegou a 56,9 km/h, registrada às 17h45.
A Estação Climatológica da Universidade Estadual de Maringá (UEM), que fica em outro ponto da cidade, registrou números ainda mais expressivos. Conforme a instituição, foram 42,5 mm de chuva ao longo da sexta-feira, com 28,8 mm concentrados em menos de uma hora no fim da tarde. A rajada de vento mais forte chegou a 57,6 km/h.
A Defesa Civil de Maringá recebeu 21 chamados em decorrência do temporal. As ocorrências incluem 14 registros de queda de árvores e 7 de galhos de grande porte. Duas residências e dois veículos foram atingidos. Houve ainda registros envolvendo um poste da Copel e um poste padrão.
As equipes das secretarias de Limpeza Urbana, Infraestrutura e Defesa Civil estão nas ruas desde o início das ocorrências e seguem com o trabalho até a limpeza e desobstrução completa de vias. “Registramos um volume muito alto de chuva em pouco tempo, o que exige resposta rápida. As equipes estão atuando desde ontem à noite e permanecerão nas ruas durante todo o fim de semana para atender as demandas e minimizar os impactos para a população”, afirma o secretário de Limpeza Urbana, Infraestrutura e Defesa Civil, Vagner Mussio.
Na noite de sexta, 12, o prefeito Silvio Barros percorreu pontos da cidade que tiveram alagamentos e locais onde houve registro de queda de árvore. "Era para estarmos aproveitando os eventos natalinos que estavam programados, mas a tempestade provocou todo esse desastre. A força da água foi tão grande que chegou a levar as tampas de ferro dos bueiros. As mudanças climáticas são um problema sério, que vamos ter que começar a enfrentar cada vez mais. Vamos continuar trabalhando para resolver esses problemas na nossa cidade", destacou o prefeito.
Canais de atendimento - Há previsão de mais chuvas em Maringá neste sábado, 13. Em caso de emergências com risco de vida, a orientação é ligar no 193, do Corpo de Bombeiros, ou para a Defesa Civil, pelo 199.
A população deve manter distância de locais onde haja fios rompidos ou postes quebrados e acionar a Copel por meio do número 0800 51 00 116. A comunicação sobre falta de luz pode ser feita pelo telefone, pelo aplicativo para celulares, site da companhia ou pelo número de WhatsApp (41) 3013-8973. O aviso ainda pode ser enviado à Copel por meio de mensagem de texto (SMS) para o número 28593, escrevendo as letras “SL”, de “sem luz”, mais o número da unidade consumidora, que se encontra destacada no cabeçalho da conta de luz.
O município orienta a população a não realizar a remoção de galhos de árvores, pois há risco de eletrificação. Para retirada de árvores e galhos, os moradores devem registrar a solicitação por meio do aplicativo Ouvidoria 156 ou pelo site da Prefeitura, na opção Temporal.
(Fonte: Comunicação PMM)