Offline
MENU

Felipe Fraga vence corrida sprint em Interlagos e é bicampeão da BRB Stock Car
Por Administrador
Publicado em 13/12/2025 18:31
Automobilismo

Felipe Fraga é o mais novo bicampeão da BRB Stock Car Pro Series. Bastava apenas um 12º lugar para que o piloto da Eurofarma RC confirmasse a conquista com uma prova de antecipação na tarde deste sábado (13), mas o mais jovem vencedor e campeão da categoria foi além e venceu a corrida sprint válida pela 12ª e última etapa da temporada 2025. Foi a terceira vitória e o nono pódio de Fraga no ano, que coroou uma campanha muito bem-sucedida pela equipe liderada por Rosinei Campos, o multicampeão ‘Meinha’, verdadeira lenda da Stock Car.

A prova foi bastante complicada pela chuva que atingiu o circuito. No momento mais crítico, ocorreu um acidente que tirou três pilotos de combate: Daniel Serra, Helio Castroneves e o estreante Marcos Regadas. A corrida foi interrompida com bandeira vermelha por quase duas horas. Posicionado em primeiro para a relargada, Fraga abriu vantagem a bordo do seu Mitsubishi Eclipse Cross #88 e confirmou o triunfo que assegurou o título pela segunda vez, nove anos depois da primeira conquista, também alcançada em Interlagos.

Lucas Foresti (A.Mattheis Vogel) foi o segundo colocado, com forte ritmo do Chevrolet Tracker #12 nas voltas finais para superar Cesar Ramos (Ipiranga Racing), que fechou o pódio com o Toyota Corolla Cross #30. Concorrente direto de Fraga na luta pelo título até a penúltima etapa do ano, Gaetano Di Mauro (Eurofarma RC) terminou o sábado em 12º lugar.

As palavras do bicampeão — Pouco depois de atingir um feito histórico na carreira, Fraga não conteve as lágrimas e comemorou ao lado do filho, Daniel, da esposa, Vanessa, e do pai, Irineu. Felipe também rendeu muitos créditos à multicampeã Eurofarma RC.

“Foi um dia incrível! Uma pena pelo que foi a corrida, mas não quero tirar o brilho do meu campeonato. Foi uma temporada muito boa. Estou muito feliz e quero agradecer à Eurofarma RC por ter me dado um carro sensacional durante todo o ano. Feliz demais por estar aqui ao lado do meu filho, da minha esposa da minha família, no meu primeiro completo com a Eurofarma e com meu segundo título na Stock Car. Muito feliz, mesmo”, comemorou.

“Estava muito bem na corrida. No seco, consegui abrir uma vantagem bem para o Gaetano. No pit-stop, ele mandou bem em parar primeiro; não quis arriscar porque queria marcá-lo, parei depois. Acho que, sem aquela chuva, terminaria facilmente entre os cinco”, disse o bicampeão.

“A gente trabalha pra caramba, se dedica muito. Às vezes o resultado não vem, e começamos até a duvidar da gente mesmo. Feliz por estar em uma equipe muito boa, onde consigo fazer meu trabalho com calma, e as coisas encaixam: às vezes, por performance, por sorte — o campeão precisa ter sorte também —, e é só agradecer. É muito bom estar numa equipe dessas, em que tudo o que faço funciona. E agora é continuar trabalhando, amanhã tem outra corrida e ano que vem tem mais”, concluiu Felipe Fraga.

Como foi a corrida — A chuva foi uma das protagonistas da tarde que consagrou Felipe Fraga como o novo campeão da BRB Stock Car Pro Series. O piloto da Eurofarma RC largou na frente da prova sprint com o Mitsubishi Eclipse Cross #88 e teve o seu único concorrente na luta pelo título e companheiro de equipe, Gaetano Di Mauro, partindo da segunda posição.

A largada aconteceu com pista úmida, mas a intempérie ganhou novas proporções e tornou a prova um grande desafio durante o momento de abertura da janela de pit-stop obrigatório. Antes deste cenário, Fraga era o líder, mas a Eurofarma RC o chamou logo no início do período para fazer a parada, pouco depois de Gaetano.

Foi no momento em que a prova desenvolvia uma verdadeira gangorra estratégica que aconteceu o acidente que mudou os rumos da disputa. Três pilotos escaparam na entrada dos boxes e bateram na barreira de proteção: Daniel Serra, Helio Castroneves e o estreante Marcos Regadas. Todos escaparam sem maiores consequências e saíram caminhando dos seus respectivos carros.

A direção de prova acionou de imediato a bandeira vermelha para o resgate dos pilotos e para refazer a barreira de pneus. O cronômetro foi travado quando restavam 12 minutos e 41 segundos para a conclusão da corrida.

Depois de quase duas horas de paralisação, a relargada foi autorizada para 15h50, em regime de safety car. Neste cenário, com oito voltas completadas, Felipe Fraga era o líder, com Cesar Ramos em segundo e Guilherme Salas em terceiro. Então postulante ao título, Gaetano aparecia em 25º na ordem da prova.

Com pista limpa, Fraga tratou de impor seu ritmo e abriu quase 4s de frente para Cesar Ramos, segundo. Logo atrás, embate direto envolveu os conterrâneos Lucas Foresti e Enzo Elias, que passaram Salas e subiram para terceiro e quarto, respectivamente. Mas o piloto do Chevrolet Tracker #73 teve de encostar o carro na Subida do Café, e a prova foi encerrada em regime de safety-car. Entre lágrimas e ainda dentro do carro, Fraga comemorou a conquista do seu segundo título na Stock Car. Vindo de pódio em Brasília, Foresti alcançou seu melhor resultado na temporada e foi o segundo e Cesar Ramos finalizou em terceiro.

O novo bicampeão — Nascido em Jacundá (PA) e criado em Palmas, capital do Tocantins, Felipe Fraga é um grande expoente do automobilismo brasileiro. Quando tinha 16 anos, acelerou na Fórmula Renault Europeia, mas voltou ao seu país-natal no ano seguinte para disputar a categoria de acesso à Stock Car. Em temporada bem-sucedida, Felipe, então aos 17 anos, conquistou o título e subiu no ano seguinte para a Stock, onde faria história desde sua prova de estreia.

Com 18 anos e ainda sem ter Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Felipe Fraga fez história e, ao lado de Rodrigo Sperafico, venceu a Corrida de Duplas em Interlagos, naquele que foi seu primeiro triunfo na categoria, em março de 2014, quando defendia a Vogel Motorsport. Foi o estopim de uma carreira meteórica.

Duas temporadas depois de se tornar o mais jovem vencedor da Stock Car — recorde que perdura até hoje —, Fraga quebrou outra marca e, aos 21 anos, venceu a Corrida do Milhão e, após vencer duelo de gerações com Rubens Barrichello, foi o piloto mais jovem a conquistar um título da competição, quando à época defendia a Cimed Racing Team, chefiada por William Lube, hoje comandante da Crown Racing.

Paralelamente à sua trajetória na Stock Car, Fraga tornou-se nome requisitado por equipes nos Estados Unidos e na Europa e logo voltou a romper as fronteiras para mostrar seu talento mundo afora. Veio a chance de fazer corridas de relevância global como as 24 Horas de Le Mans, Daytona e Spa-Francorchamps, 12 Horas de Sebring e a Petit Le Mans, pelo IMSA SportsCar.

A incursão pelo mundo levou Fraga a interromper sua trajetória na Stock Car a partir de 2020. Fraga se consolidou e disputou temporadas completas do FIA WEC (Mundial de Endurance), de GT, e do IMSA Sports Car, em protótipos LMP3 e LMP2. Em parceria de longa data com a Red Bull, Felipe também correu no prestigiado DTM, na Alemanha, como piloto da tradicional equipe italiana AF Corse, e conquistou uma vitória e dois pódios em 2022. Naquele mesmo ano, fez uma etapa com a Eurofarma RC em Interlagos, em substituição a Daniel Serra, e venceu uma das provas.

Mas seu regresso em definitivo à categoria brasileira veio pelas mãos da Blau Motorsport, em 2023. Foram duas temporadas correndo pela operação baseada em Petrópolis (RJ) e comandada por Rodolpho Mattheis, pela qual Fraga conquistou a vitória na corrida principal da prova em El Pinar, no Uruguai, além de dez pódios e três voltas mais rápidas. Mas, ainda na primeira metade da temporada passada, veio o anúncio da transferência bombástica para a Eurofarma RC para a partir de 2025.

Com a chance de fazer uma temporada completa pelo time do lendário Rosinei Campos, o ‘Meinha’, Felipe aliou consistência e velocidade em meio a uma aliança bem-sucedida com o chefe de equipe e preparador e, a bordo do Mitsubishi Eclipse Cross #88, no primeiro ano da nova era dos carros SUVs, o piloto de Palmas conquistou três vitórias, nove pódios, duas poles e foi consagrado com o título em jornada valorizada pela performance do seu companheiro de equipe e finalista, Gaetano Di Mauro, o maior vencedor da BRB Stock Car em 2025, com quatro triunfos.

O pódio em Interlagos — Embalado pelo pódio na corrida principal correndo em casa, no Autódromo Internacional de Brasília, Lucas Foresti comemorou o viés de alta nesta reta final do calendário com forte ritmo, sobretudo na parte final da corrida sprint em Interlagos.

“Meu time está de parabéns. Passamos pelo segundo Q3 seguido, andamos bem no seco e na chuva. A corrida foi complicada, muita chuva, e agora estar aqui, novamente no pódio, segundo lugar em São Paulo. Vamos buscar mais amanhã”, disse o piloto da A.Mattheis Vogel.

Por outro lado, o terceiro lugar de Cesar Ramos neste sábado entregou sentimentos contrastantes ao gaúcho de Novo Hamburgo. “Depois de seis anos, é meu último fim de semana com a A.Mattheis Ipiranga. Não tem como não ser emocionante. Óbvio que o pódio era o objetivo nesse fim de semana. Estive sempre ali, competitivo, e essa posição vem para nos presentear pelo esforço, pela dedicação. Agora é correr atrás, tentar seguir no grid. Minha meta é ficar aqui em 2026”, disse.

Adeus, ano velho — A manhã de domingo reserva uma nova edição da visitação aos boxes a partir de 10h. E às 12h10, a BRB Stock Car larga para seu último ato de 2025 com a corrida principal e a conclusão da temporada, a primeira da nova era dos carros SUVs, com Guilherme Salas na pole position.

A BRB Stock Car Pro Series tem transmissão ao vivo ao longo da temporada 2025 pelo canal oficial da categoria no YouTube, Band na TV aberta e canais SporTV e BandSports, emissoras por assinatura, além do canal Esporte na Band, também no YouTube.

BRB Stock Car Pro Series, temporada 2025
Etapa 12, Super Final, Autódromo de Interlagos
Corrida sprint, resultado final*

1º - Felipe Fraga (Eurofarma RC/Mitsubishi Eclipse Cross), 16 voltas em 34min18s054
2º - Lucas Foresti (A.Mattheis Vogel/Chevrolet Tracker), a 1s002
3º - Cesar Ramos (Ipiranga Racing/Toyota Corolla Cross), a 1s792
4º - Guilherme Salas (Cavaleiro Valda/Chevrolet Tracker), a 2s488
5º - Julio Campos (Crown Racing/Toyota Corolla Cross), a 3s620
6º - Nelson Piquet Jr. (Scuderia Bandeiras Sports/Mitsubishi Eclipse Cross), a 4s853
7º - Arthur Leist (Crown Racing/Toyota Corolla Cross), a 5s580
8º - Ricardo Zonta (RCM Motorsport/Mitsubishi Eclipse Cross), a 5s777
9º - Gabriel Casagrande (A.Mattheis Vogel/Chevrolet Tracker), a 5s996
10º - Denis Navarro (Full Time Cavaleiro/Toyota Corolla Cross), a 7s168
11º - Allam Khodair (Blau Motorsport/Mitsubishi Eclipse Cross), a 7s484
12º - Gaetano Di Mauro (Eurofarma RC/Mitsubishi Eclipse Cross), a 8s127
13º - Átila Abreu (Scuderia Bandeiras/Chevrolet Tracker), a 8s334
14º - Rafael Reis (CAR Racing Sterling/Toyota Corolla Cross), a 8s570
15º - Gianluca Petecof (CAR Racing KTF/Mitsubishi Eclipse Cross), a 9s414
16º - Felipe Baptista (CAR Racing KTF/Mitsubishi Eclipse Cross), a 9s951
17º - Vicente Orige (Scuderia Bandeiras Sports/Mitsubishi Eclipse Cross), a 10s717
18º - Arthur Gama (Full Time Gazoo Racing/Toyota Corolla Cross), a 10s815
19º - Felipe Massa (TMG Racing/Chevrolet Tracker), a 10s966
20º - Rafael Suzuki (TMG Racing/Chevrolet Tracker), a 11s068
21º - Lucas Kohl (Scuderia Chiarelli/Chevrolet Tracker), a 12s178
22º - Zezinho Muggiati (CAR Racing Sterling/Toyota Corolla Cross), a 12s487
23º - Ricardo Maurício (Cavaleiro Valda/Chevrolet Tracker), a 13s875
24º - Antonella Bassani (Full Time Gazoo Racing/Toyota Corolla Cross), a 16s002
25º - Enzo Elias (Scuderia Bandeiras/Chevrolet Tracker), a 2 voltas

Não completaram
Rubens Barrichello (Full Time Cavaleiro/Toyota Corolla Cross), a 5 voltas
Daniel Serra (Blau Motorsport/Mitsubishi Eclipse Cross), a 8 voltas
Helio Castroneves (A.Mattheis Motorsport/Chevrolet Tracker), a 8 voltas
Marcos Regadas (RCM Motorsport/Mitsubishi Eclipse Cross), a 8 voltas
Thiago Camilo (Ipiranga Racing/Toyota Corolla Cross), a 8 voltas
Cacá Bueno (Scuderia Chiarelli/Chevrolet Tracker), a 14 voltas
*resultado extraoficial

Corrida principal (domingo), grid de largada
1º - Guilherme Salas (Cavaleiro Valda/Chevrolet Tracker), 1min37s351
2º - Arthur Leist (Crown Racing/Toyota Corolla Cross), 1min37s829
3º - Enzo Elias (Scuderia Bandeiras/Chevrolet Tracker), 1min37s890
4º - Gabriel Casagrande (A.Mattheis Vogel/Chevrolet Tracker), 1min37s980
5º - Nelson Piquet Jr. (Scuderia Bandeiras Sports/Mitsubishi Eclipse Cross), 1min38s071
6º - Thiago Camilo (Ipiranga Racing/Toyota Corolla Cross), 1min38s173
7º - Lucas Foresti (A.Mattheis Vogel/Chevrolet Tracker), 1min38s202
8º - Julio Campos (Crown Racing/Toyota Corolla Cross), sem tempo
9º - Cesar Ramos (Ipiranga Racing/Toyota Corolla Cross), 1min38s391
10º - Gianluca Petecof (CAR Racing KTF/Mitsubishi Eclipse Cross), 1min38s392
11º - Gaetano Di Mauro (Eurofarma RC/Mitsubishi Eclipse Cross), 1min38s453
12º - Felipe Fraga (Eurofarma RC/Mitsubishi Eclipse Cross), 1min38s578
13º - Denis Navarro (Full Time Cavaleiro/Toyota Corolla Cross), 1min38s647
14º - Cacá Bueno (Scuderia Chiarelli/Chevrolet Tracker), 1min38s672
15º - Ricardo Zonta (RCM Motorsport/Mitsubishi Eclipse Cross), 1min38s696
16º - Felipe Massa (TMG Racing/Chevrolet Tracker), 1min38s714
17º - Rafael Suzuki (TMG Racing/Chevrolet Tracker), 1min38s794
18º - Ricardo Maurício (Cavaleiro Valda/Chevrolet Tracker), 1min38s851
19º - Helio Castroneves (A.Mattheis Motorsport/Chevrolet Tracker), 1min38s905
20º - Zezinho Muggiati (CAR Racing Sterling/Toyota Corolla Cross), 1min39s173
21º - Daniel Serra (Blau Motorsport/Mitsubishi Eclipse Cross), 1min39s536
22º - Rafael Reis (CAR Racing Sterling/Toyota Corolla Cross), 1min39s576
23º - Antonella Bassani (Full Time Gazoo Racing/Toyota Corolla Cross), 1min40s206
24º - Marcos Regadas (RCM Motorsport/Mitsubishi Eclipse Cross), 1min41s551
25º - Rubens Barrichello (Full Time Cavaleiro/Toyota Corolla Cross), 1min42s016
26º - Allam Khodair (Blau Motorsport/Mitsubishi Eclipse Cross), 1min46s082
27º - Arthur Gama (Full Time Gazoo Racing/Toyota Corolla Cross), 1min46s111
28º - Átila Abreu (Scuderia Bandeiras/Chevrolet Tracker), 1min46s220
29º - Felipe Baptista (CAR Racing KTF/Mitsubishi Eclipse Cross), 1min46s287
30º - Lucas Kohl (Scuderia Chiarelli/Chevrolet Tracker), 1min46s886
31º - Vicente Orige (Scuderia Bandeiras Sports/Mitsubishi Eclipse Cross), 1min47s735

Classificação do campeonato*
1º Felipe Fraga, 911 pontos (campeão)
2º Gaetano Di Mauro, 766
3º Nelson Piquet Jr., 702
4º Arthur Leist, 683
5º Guilherme Salas, 682
6º Gabriel Casagrande, 656
7º Enzo Elias, 614
8º Thiago Camilo, 604
9º Julio Campos, 590
10º Rafael Suzuki, 550
11º Lucas Foresti, 511
12º Felipe Baptista, 506
13º Cesar Ramos, 498
14º Allam Khodair, 482
15º Ricardo Maurício, 480
16º Gianluca Petecof, 471
17º Felipe Massa, 459
18º Daniel Serra, 457
19º Átila Abreu, 454
20º Rubens Barrichello, 448
21º João Paulo de Oliveira, 443
22º Cacá Bueno, 413
23º Arthur Gama, 410
24º Denis Navarro, 388
25º Ricardo Zonta, 385
26º Bruno Baptista, 325
27º Zezinho Muggiati, 310
28º Rafael Reis, 257
29º Lucas Kohl, 244
30º Helio Castroneves, 216
31º Vicente Orige, 197
32º Antonella Bassani, 32
*pontuação extraoficial

Super Final, programação em Interlagos
Domingo, 14 de dezembro

08h50 – BRB Fórmula 4 Brasil – Corrida 2 – 6ª etapa (20 minutos + 1 volta)
09h40 – BRB Stock Car Pro Series – Warm Up (grupo único)
10h00 – Visitação aos Boxes
12h10 – BRB Stock Car Pro Series – Corrida principal (50 minutos + 1 volta)
14h10 – TCR South America/TCR Brasil Banco BRB – Corrida 2 (30 minutos + 1 volta)
15h30 – BRB Fórmula 4 Brasil – Corrida 3 – 6ª etapa (30 minutos + 1 volta)

Todos os campeões da BRB Stock Car
1979 – Paulo Gomes
1980 – Ingo Hoffmann
1981 – Affonso Giaffone Júnior
1982 – Alencar Junior
1983 – Paulo Gomes
1984 – Paulo Gomes
1985 – Ingo Hoffmann
1986 – Marcos Gracia
1987 – Zeca Giaffone
1988 – Fábio Sotto Mayor
1989 – Ingo Hoffmann
1990 – Ingo Hoffmann
1991 – Ingo Hoffmann/Ângelo Giombelli
1992 – Ingo Hoffmann/Ângelo Giombelli
1993 – Ingo Hoffmann/Ângelo Giombelli
1994 – Ingo Hoffmann
1995 – Paulo Gomes
1996 – Ingo Hoffmann
1997 – Ingo Hoffmann
1998 – Ingo Hoffmann
1999 – Chico Serra
2000 – Chico Serra
2001 – Chico Serra
2002 – Ingo Hoffmann
2003 – David Muffato
2004 – Giuliano Losacco
2005 – Giuliano Losacco
2006 – Cacá Bueno
2007 – Cacá Bueno
2008 – Ricardo Maurício
2009 – Cacá Bueno
2010 – Max Wilson
2011 – Cacá Bueno
2012 – Cacá Bueno
2013 – Ricardo Maurício
2014 – Rubens Barrichello
2015 – Marcos Gomes
2016 – Felipe Fraga
2017 – Daniel Serra
2018 – Daniel Serra
2019 – Daniel Serra
2020 – Ricardo Maurício
2021 – Gabriel Casagrande
2022 – Rubens Barrichello
2023 – Gabriel Casagrande
2024 – Gabriel Casagrande
2025 – Felipe Fraga 

(Texto: Assessoria. Foto: Marcelo Machado de Melo/BRB Stock Car)

Comentários
Comentário enviado com sucesso!