Offline
MENU

Estudantes do Instituto de Línguas colam grau
Por Administrador
Publicado em 16/12/2025 03:20
Notícias de Maringá

Estudantes do Instituto de Línguas (ILG) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) colaram grau na noite da última sexta-feira (12). A cerimônia, no Auditório do Hospital Universitário (HUM), foi marcada pela presença de amigos e familiares, além de muita emoção. Colaram grau 13 estudantes do ILG, instituto ativo desde 1969 e que oferta à comunidade externa e interna da UEM cursos de idiomas. 

A cerimônia contou com a presença do reitor da UEM, Leandro Vanalli; da vice-reitora, Gisele Mendes; da pró-reitora de Extensão e Cultura (PEC) da UEM, Vânia Malagutti da Silva; da chefe do Instituto de Línguas e coordenadora do Projeto de Línguas, Soraya Christina Maldonado; da coordenadora pedagógica do Instituto de Línguas, Elisa Prado Nascimento; e da coordenadora técnica do ILG, Milena de Oliveira Alonso. 

O reitor da UEM saudou os estudantes do Instituto de Línguas, criado em agosto de 1969, inclusive antes da Universidade que o abriga como um projeto transformador em Maringá. “Cada pedacinho da UEM é uma história de muita conquista e muita luta. Nada na UEM nasceu pronto. Pela nossa natureza de avanços, nós sempre estamos em transformação. E nós transformamos nessa área graças ao nosso quadro de servidores do ILG. Graças ao Projeto de Línguas (PLI), que é recente e iniciado na nossa gestão, por meio do qual triplicamos o número de alunos do instituto”, lembrou Leandro Vanalli.

A vice-reitora, Gisele Mendes, apontou a necessidade do aprendizado de novas culturas e línguas, como uma forma de letramento e conhecimento de outras realidades. “Quando fiz o doutorado fora, na Espanha, vi o quanto o passaporte do ILG me ajudou na vida”, relembrou a vice, ex-aluna do Instituto da UEM. “Desejo a todos os estudantes que começam essa nova etapa muito sucesso e experiências de internacionalização. Vocês merecem ganhar o mundo”, dedicou.

A chefia do ILG parabenizou os estudantes pela conquista. “Desejo falar sobre perseverança. Formandos e formandas, vocês venceram uma etapa importante, mas a vida vai continuar pedindo dedicação e coragem. Cada aprendizado adquirido os aproxima mais do que vocês foram criados para se tornar. Que essa conquista seja apenas o começo”, vaticinou a professora.

Instituto de Línguas 

Inicialmente vinculado à Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, o ILG foi fundado em agosto de 1969, antes mesmo da criação oficial da UEM. A fundação da Universidade, em novembro do mesmo ano, integrou a Faculdade e, consequentemente, o Instituto de Línguas, que se consolidou como um centro de excelência no ensino de idiomas.

Em 1984, o ILG passou a integrar a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PEC) da UEM. Em 1992, ganhou nova casa, nos blocos 29 e 30 do câmpus sede, onde está até hoje. Na mesma época foi criada a coordenação técnica, responsável por serviços de versão, tradução e revisão de artigos científicos. 

Em seus primeiros anos, o ILG ofertava cursos de inglês, francês e italiano. Depois, alemão, espanhol e japonês foram integrados ao programa do instituto. Os cinco idiomas ocidentais ainda são desenvolvidos pelo ILG - o japonês, por sua vez, passou a ser oferecido pelo Instituto de Estudos Japoneses (IEJ) da UEM. 

Informações sobre matrículas, cursos e turmas ofertadas pelo ILG podem ser consultadas no site do instituto ou no perfil oficial do ILG no Instagram. Em caso de dúvidas, deve-se entrar em contato com o telefone (44) 3011-4121 ou o endereço de email sec-ilg@uem.br. 

(Willian Fusaro/Comunicação HU)

Comentários
Comentário enviado com sucesso!