Offline
MENU

Colação de grau especial e antecipada da UEM forma 50 novos profissionais
Por Administrador
Publicado em 16/12/2025 04:09
Notícias de Maringá

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) realizou, na sexta-feira (12), solenidade de colação de grau especial e antecipada para 50 formandos de 16 cursos no auditório do bloco B-33 do Câmpus Sede.

Na presença de familiares e amigos, os novos profissionais receberam do vice-reitor Leandro Vanalli o grau relativo a cursos presencias e à distância concluídos em 2024 e 2025, nos câmpus Sede e Regional do Vale do Ivaí (CRV), além dos polos de Educação a Distância (EaD) de Astorga e Sarandi. 

Na ocasião, Vanalli agradeceu à equipe de gestão, às coordenações de curso e às direções de centro pelo sucesso na formação dos novos profissionais e ainda celebrou a relevância do evento.

“A colação de grau simboliza aquele momento especial em que entregamos à sociedade profissionais que farão a diferença onde quer que estejam. A UEM é reconhecida nacionalmente pela excelência de seus profissionais formados e, com esse grupo de hoje, não será diferente”, afirmou o reitor.

Entre os neograduados, a sensação era de orgulho e dever cumprido, mas, sobretudo, da realização de um sonho, como externaram, praticamente em uníssono, Alberto José Pelegrini, formado em Medicina, e Laura Atílio Jacomini, em Direito.

“A medicina sempre foi um sonho”, disse Pelegrini. “Estudei muito para isso. Precisei ficar um tempo no cursinho pré-vestibular para passar. Então, para mim, é a realização de um grande sonho não só meu quanto da minha família, um momento de extrema felicidade”, celebrou o neograduado.

Jacomini fez coro com o colega ao afirmar que “estudar na UEM foi meu maior sonho desde os 12 anos”. A nova advogada ainda adicionou que a colação “é a conclusão do meu sonho, mas ao mesmo tempo estar aqui abriu muitas novas portas na minha vida. A partir desse sonho estou conseguindo construir outros que eu nem imaginava”, disse a nova profissional.

A cerimônia ainda premiou estudantes que obtiveram grau de excelência durante a graduação, como média final a partir de 9,0. Seis alunos obtiveram a distinção. Entre eles, Nathan Furlan Fiurini, formado em Engenharia Elétrica.

“É uma conquista muito grande. Conseguir me formar em uma universidade tão renomada como a UEM e ainda obter um desempenho bom nas matérias e nos projetos de extensão que fiz representa uma alegria muito grande. Foi muito estudo e foco para conseguir notas boas. É um reconhecimento tanto do trabalho quanto do esforço de conseguir esse desempenho”, afirmou Fiurini. 

A solenidade também lembrou, com um minuto de silêncio convocado pelo reitor, o passamento do professor Dennis Armando Bertolini, ocorrido na última quarta-feira (10).

Além de Vanalli, compuseram a mesa de honra da solenidade a vice-reitora Gisele Mendes, o chefe de gabinete da Reitoria Wilson Wesley Wutzow, os diretores dos centros de Ciências Agrárias (CCA) Carlos Alberto de Bastos Andrade; Biológicas (CCB) Ana Paula Vidotti; Saúde (CCS) Priscila Garcia Marques e Humanas, Letras e Artes (CCH) Érica Fernandes Alves. Antonio Marcos Flauzino dos Santos e Thelma Elita Colanzi Lopes, adjuntos respectivamente dos centros de ciências Sociais Aplicadas (CSA) e de Tecnologia (CTC) completam a lista de autoridades presentes ao evento.

Os novos graduados, que se somam aos mais de 86 mil formados pela UEM em 56 anos de história, concluíram cursos de Administração Pública (EaD – Polo de Astorga), Agronomia, Ciências Biológicas (EaD – Polo de Sarandi), Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Direito, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Farmácia, Letras, Medicina, Pedagogia, Psicologia e Serviço Social (CRV). 

(Fábio Candido/Comunicação UEM)

Comentários
Comentário enviado com sucesso!