Milhares de pessoas circulam diariamente pela região central durante a Maringá Encantada. O movimento aumenta, as praças se enchem de vida e, junto com ele, cresce também a necessidade de manter os espaços públicos limpos, organizados e acolhedores. É nesse cenário que entram em cena as equipes das secretarias de Infraestrutura e Limpeza Urbana, que atuam diariamente para garantir que Maringá esteja ainda mais bela e encantada neste fim de ano. E quem cuida da cidade também se permite viver o clima natalino.
Enquanto as luzes de Natal iluminam o Centro, o trabalho silencioso garante que o encanto esteja em cada detalhe. “Nós atuamos diariamente na limpeza das praças centrais, recolhendo o lixo e as folhas. As lixeiras ficam cheias neste período e as pessoas agradecem por mantermos a cidade limpa. Já recebemos bombons e flores de senhoras que moram no Centro. É muito gostoso”, conta a auxiliar operacional Ana Maria Camargo de Souza, servidora há 14 anos e integrante da Secretaria de Limpeza Urbana há um ano e meio.
Ana faz parte do grupo Margaridas, formado por mulheres que compartilham mais do que a rotina de trabalho: dividem o cuidado com o coração da cidade. A colega Adriana Aparecida Francisco, que também integra o grupo, ressalta o amor pelo trabalho.
“O trabalho é ao ar livre, estamos sempre em movimento e em contato direto com as pessoas. É gratificante”, relata. A receptividade da população, especialmente aos domingos, é um dos pontos que mais a marca. “Todas as manhãs, limpamos a Praça da Catedral. As pessoas que chegam para a missa das 8h sempre dizem: ‘Bom dia, meninas’. Tem gente que já nos conhece e comenta: ‘Até no domingo vocês estão cuidando da nossa cidade'”, diz, com um sorriso.
Mesmo com a rotina intensa, Ana e Adriana já têm planos para aproveitar a Maringá Encantada com a família no período noturno. “No final do ano, a gente costuma chegar em casa mais cansada, mas esse período especial de celebração do Natal só acontece uma vez por ano. Então, temos que aproveitar”, destaca Ana.
Grupo Margaridas - O grupo Margaridas começou com quatro mulheres. Desde então, cresceu, dobrou o número de integrantes e ganhou melhores condições de trabalho, como novos equipamentos e uma sala mais confortável, equipada com ar-condicionado e espaço adequado para as refeições. “No começo, usávamos apenas vassoura e o serviço era bem mais cansativo. Dependendo da praça, levava quase dois dias. Com a chegada do soprador de folhas, facilitou muito: o trabalho ficou mais rápido e o resultado, muito melhor”, explica Ana.
Para a servidora Ellen Alves, também integrante do grupo, o cuidado vai além da limpeza. “As margaridas cuidam da cidade com muito carinho. Com a Maringá Encantada, queremos que as famílias venham, tragam seus filhos e aproveitem. Pedimos a colaboração de todos para descartar o lixo corretamente e ensinar as crianças desde cedo. Assim, todo mundo aproveita esse Natal lindo e organizado, preparado com muito cuidado para a população”, reforça.
Maringá Encantada – As atrações da Maringá Encantada seguem até 11 de janeiro. A programação inclui a Vila Gastronômica e Vila do Artesanato na Avenida Getúlio Vargas, além da pista de patinação no gelo na Avenida Mandacaru, o parque de diversões em frente ao Terminal Urbano, a Vila do Papai Noel na Praça Napoleão Moreira e iluminação especial no Parque no Japão. Também há cantatas, caravanas pelos bairros, trenzinho e carreta natalina. Clique aqui e confira a programação completa.
(Texto: Comunicação PMM. Foto: Keila Marques/PMM)