Offline
MENU

Prefeitura de Maringá capacita 52 alunos da Escola da Guarda Civil Municipal para uso seguro e eficaz de armas de fogo
Por Administrador
Publicado em 15/01/2026 09:25
Notícias de Maringá

A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Segurança Pública, realizou na terça-feira, 13, treinamento para o manuseio seguro e eficaz de armas de fogo com 52 alunos da Escola de Formação da Guarda Civil Municipal. A capacitação integra o curso de habilitação em armamento e tiro, etapa obrigatória para que os agentes possam atuar armados no policiamento da cidade. A previsão é que essa etapa seja concluída até 18 de fevereiro.

 

Durante o treinamento, os alunos participaram de atividades práticas como simulação de recarga, tiro a seco, tiro de reação e checagem de segurança, além de exercícios com disparos reais. De acordo com o secretário de Segurança, Delegado Luiz Alves, a formação é essencial para fortalecer a atuação da Guarda no enfrentamento à criminalidade.

 

“Eles estão sendo habilitados em uma das etapas mais importantes da formação, que é a instrução de armamento e tiro. Isso traz benefícios diretos para a população, garantindo que Maringá tenha uma força de segurança preparada para enfrentar qualquer tipo de criminalidade. Todos os guardas serão certificados para a concessão do porte de arma e poderão exercer plenamente suas funções em favor da população”, afirmou.

 

O curso é dividido em duas turmas, totalizando 52 alunos. Desse montante, 39 são agentes que integraram a Guarda Civil Municipal de Maringá em agosto de 2025. Também participaram agentes com mais tempo de atuação, mas sem porte de arma, e um grupo do município de Iporã. A primeira etapa prática, que teve início em 5 de janeiro, é focada no uso de pistola, com 280 disparos por aluno para obtenção da habilitação.

 

A segunda fase inclui treinamento com espingarda calibre 12, com 120 disparos para habilitação em arma longa. Após a conclusão do curso, a Prefeitura solicita à Polícia Federal a expedição do porte de arma, que pode levar até 60 dias. Até lá, os guardas utilizam apenas equipamentos não letais.

 

Avaliação psicológica - Além da formação técnica, os guardas passam por avaliações psicológicas periódicas. Apenas os profissionais considerados aptos mantêm o porte de arma. Os agentes também participam anualmente de novos estágios de qualificação, com aulas teóricas, capacitação jurídica, administrativa e novos treinamentos de tiro.

 

“Hoje a Guarda atua em ocorrências de furto, roubo, recuperação de veículos e apreensão de armas de fogo. Isso expõe o guarda a situações de risco e por isso os agentes precisam estar capacitados”, explicou o secretário.

Durante o treinamento, também são testadas as câmeras corporais, que fazem parte de um projeto-piloto em andamento no município. Entre as diversas funcionalidades, destaca-se a detecção de disparo de arma de fogo que ativa automaticamente a gravação de vídeo, recuperando até 30 segundos antes da ação, o que garante a contextualização da situação de risco.

 

A agente da Guarda, Daniele Aline da Cruz Pereira, destaca que o treinamento impacta diretamente a qualidade do serviço prestado à população. “É de suma importância para que possamos trabalhar com excelência e estar cada dia mais preparados para atender a população de Maringá. Isso traz segurança para nós e para a cidade”, afirmou.

 

A agente Gicelle Laís Ito destacou a importância dos investimentos do município na Escola da Guarda Civil Municipal. “A estrutura da escola está sendo melhorada para oferecer o que há de melhor em capacitação para os guardas municipais, tornando Maringá uma referência em formação em segurança pública”, disse.

 

Com 12 anos de atuação na Guarda Civil, o agente Leonardo Poloni Neto voltou ao treinamento após se afastar por motivo de saúde. Desde 2019, ele atuava em funções internas por não estar habilitado ao porte de arma. “Agora surgiu essa nova oportunidade, que representa uma evolução profissional e pessoal. Vou poder voltar a atuar na rua, oferecendo mais segurança para toda a população”, afirmou. 

(Texto: Comunicação PMM. Foto: Andrey Moretti/PMM)

Comentários
Comentário enviado com sucesso!