Campanha nacional dedicada à conscientização sobre a importância da saúde mental, o Janeiro Branco é intensificado nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Maringá ao longo deste mês. A iniciativa da Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Saúde, busca promover o cuidado com a saúde mental no início do ano, período em que muitas pessoas fazem planos e refletem sobre a própria vida.
Ao longo do mês, os serviços da rede municipal de saúde reforçam orientações e ações voltadas à promoção da saúde mental, integrando o tema às atividades já desenvolvidas nas UBSs e nos serviços especializados, como os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). “O cuidado com a saúde mental é uma diretriz permanente do município, que se intensifica neste período por meio de ações educativas, acolhimento qualificado e divulgação dos serviços disponíveis à população”, destaca o diretor de Vigilância em Saúde, Luciano Amadei.
Segundo ele, intensificar o cuidado com a saúde mental é fundamental, já que esse aspecto impacta diretamente as relações sociais, o desempenho no trabalho e na escola, além da saúde física. “O sofrimento psíquico, quando não é acolhido e cuidado adequadamente, pode se agravar e gerar consequências individuais, familiares e sociais. Falar sobre saúde mental ajuda a reduzir o estigma, amplia o acesso aos serviços e fortalece a prevenção. Procurar ajuda também é fundamental”, explica.
Práticas que favorecem a saúde mental – Algumas atitudes contribuem para a promoção da saúde mental, como manter vínculos sociais, reservar momentos de lazer e descanso, adotar uma rotina equilibrada de sono e alimentação, praticar atividade física regularmente, expressar sentimentos e buscar ajuda profissional quando necessário, além de utilizar os serviços de saúde disponíveis. “Estratégias de autocuidado e de promoção da saúde, como as práticas integrativas, também podem contribuir para o bem-estar emocional”, reforça Luciano Amadei.
Confira informações sobre locais de atendimento na rede municipal de saúde:
CAPS I - Centro de Atenção Psicossocial Infantil: Serviço para atendimentos a crianças e adolescentes com transtornos mentais graves e persistentes, inclusive pelo uso de substâncias psicoativas, cujo comprometimento cause prejuízos acentuados em vários aspectos da rotina diária.
Horário de funcionamento: 7h30 às 18h
Endereço: Rua Pioneiro João José Queiroz, 650
Caps AD II - Centro de Atenção Psicossocial para Álcool e ou Drogas: local que oferece tratamento para a população adulta, que apresenta intenso sofrimento psíquico decorrente do uso de álcool e outras drogas.
Horário de funcionamento: 7h às 19h
Endereço: Rua Pioneiro João José Queiroz, 650
Caps II Canção - Centro de Atenção Psicossocial para atendimento a pessoas com transtornos mentais graves e persistentes.
Horário de funcionamento: 7h as 18h.
Endereço: Rua Alfredo Pujol, 733
Caps III: Atendimento para pessoas com transtornos mentais graves. Possui 12 leitos de acolhimento de curta permanência. O acolhimento em leito acontece diariamente, das 7h às 19 horas. O cuidado recebido no acolhimento em leito funciona 24 horas.
Endereço: Rua Pioneiro João José Queiroz, 650
Hospital Municipal - Emergência Psiquiátrica 24 horas
Rua. Ver. Gerson Soares Costa Kuriango esq. Av. Nildo Ribeiro da Rocha, s/n - Jd. Ipanema
Unidades Básicas de Saúde (UBSs) (confira aqui)
(Texto: Comunicação PMM. Foto: Freepik)