O Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Universitário da UEM está em busca de doadoras para aumentar os estoques do hospital. Com as festas de fim de ano e as férias escolares, as doações caem bastante nesta época do ano, o que acende o alerta para a necessidade das doações.
A coordenadora do Banco de Leite do HUM, a enfermeira Christyna Beatriz Genovez Tavares, ressalta que o setor está com dificuldades para dar conta da demanda da UTI Neonatal do HUM e dos hospitais da região. Atualmente, o BLH atende a toda a 14ª e 15ª regionais de Saúde do Paraná, que abrangem as regionais de Paranavaí e de Maringá.
Para ser uma doadora, é necessário estar amamentando, estar sadia e colocar à disposição do BLH a foto da carteirinha do pré-natal ou os exames realizados neste período, para que o BLH verifique se é possível fazer a doação. “Se tudo estiver correto, a mulher está apta à doação. O Banco de Leite, então, leva os materiais necessários para a coleta na casa da doadora e ela mesma faz a retirada do leite. Uma vez por semana, a equipe vai à casa da doadora para retirar o leite, deixando mais materiais para que uma nova doação seja feita”, explica a enfermeira. Desse modo, a mulher não precisa ir até o Banco de Leite para efetuar a doação.
O Banco de Leite do HUM recolhe doações também em cidades vizinhas, como Mandaguaçu, Paiçandu e Sarandi. Para entrar em contato com o BLH, o telefone é (44) 99900-4692.
Serviço
Doações ao Banco de Leite Humano do HUM
Telefone: (44) 99900-4692
Endereço: Avenida Mandacaru, 1590, Parque das Laranjeiras, Maringá.
(Willian Fusaro/Comunicação UEM)