A consulta pública do edital de concessão do Parque do Ingá segue aberta até o dia 10 de fevereiro. A Prefeitura de Maringá, por meio do Instituto Ambiental de Maringá (IAM), reforça que esta etapa é fundamental para garantir transparência e participação social no processo. Os interessados podem participar por meio do formulário online (clique aqui para acessar), onde é possível enviar contribuições, sugestões ou dúvidas sobre o projeto.
Durante a consulta pública, a população tem acesso à documentação completa da proposta e pode colaborar diretamente com a construção de um modelo que busca equilibrar a preservação ambiental, a qualificação dos serviços e o incentivo ao ecoturismo.
Conforme previsto na minuta do edital de concessão, a empresa selecionada por meio de processo licitatório atuará exclusivamente na operação de serviços de apoio à visitação, como manutenção, segurança, limpeza e turismo ambiental. A entrada no Parque do Ingá permanecerá gratuita. A gestão ambiental, a preservação da fauna e da flora, assim como o controle do uso do espaço, continuarão sob responsabilidade da Prefeitura de Maringá.
“Estamos nos últimos dias da consulta pública sobre a concessão do Parque do Ingá, uma etapa fundamental para garantir transparência e participação da sociedade. A proposta mantém a entrada gratuita, assegura a preservação ambiental e busca qualificar os serviços, além de fortalecer o ecoturismo em Maringá”, destaca o diretor-presidente do Instituto Ambiental de Maringá, José Roberto Behrend.
A concessionária poderá operar atrativos nas áreas de lazer, alimentação, comércio, educação, cultura, eventos e publicidade. Entre as melhorias e novos atrativos previstos estão a implantação de atividades como arvorismo e tirolesa, a requalificação de estruturas existentes, a retomada do trenzinho turístico, a instalação de decks de contemplação e a implantação de um café ou restaurante junto à locomotiva histórica. As ações têm como objetivo ampliar as opções de lazer, fortalecer o turismo ambiental e valorizar um dos principais patrimônios naturais de Maringá.
(Texto: Comunicação PMM. Foto: Rafael Macri/PMM)