Offline
MENU

Prefeitura de Maringá reúne 400 adolescentes em palestra com o médico Jairo Bouer sobre prevenção da gravidez
Por Administrador
Publicado em 05/02/2026 22:30
Notícias de Maringá

Em alusão à Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência, a Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria da Criança e do Adolescente, em parceria com a Secretaria de Saúde, realizou, nesta quinta-feira, 5, uma palestra com o psiquiatra e especialista em educação sexual Jairo Bouer. A atividade reuniu cerca de 400 adolescentes atendidos por organizações cadastradas no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

O encontro teve como objetivo ampliar o diálogo com os jovens sobre prevenção da gravidez na adolescência, infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e escolhas responsáveis nessa fase da vida. Em formato de bate-papo, o especialista respondeu perguntas, esclareceu dúvidas e orientou sobre métodos contraceptivos, reforçando a importância do acesso à informação para uma vivência mais segura e saudável da sexualidade.

A secretária da Criança e do Adolescente, Carmen Inocente, destacou a relevância da iniciativa e o impacto da ação junto aos adolescentes. “Estamos felizes por oferecer aos jovens a oportunidade de dialogar sobre um tema tão importante com um especialista reconhecido nacionalmente. São cerca de 400 adolescentes que saem daqui mais informados e conscientes”, afirmou.

Durante a palestra, o médico Jairo Bouer ressaltou que o Brasil ainda registra cerca de 400 mil partos de mães adolescentes por ano, incluindo casos de meninas com apenas 14 anos. “É uma situação complexa, que envolve riscos à saúde da mãe e do bebê e está diretamente relacionada à evasão escolar, além de dificultar a inserção no mercado de trabalho. Por isso, é fundamental dialogar com os jovens, reforçar a prevenção e estimular escolhas mais conscientes, envolvendo também os meninos, que participam desse processo”, explicou.

A ação integra a programação da Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência, instituída pela Lei nº 13.798/2019, do Estatuto da Criança e do Adolescente, e tem como objetivo disseminar informações e estratégias para a redução da gravidez entre jovens de 10 a 19 anos. A programação segue até sexta-feira, 6.

Para a estudante do Encontro Fraterno Lins de Vasconcellos, Nicolly Vitória Basso Messias, a palestra trouxe reflexões importantes. “Muitas vezes, a gente não percebe o quanto as decisões tomadas hoje podem impactar o futuro. Aprender sobre prevenção e cuidados com a saúde ajuda a agir com mais responsabilidade”, afirmou. 

(Texto: Comunicação PMM. Foto: Manuela Bittencourt/PMM)

Comentários
Comentário enviado com sucesso!