Estudantes que se inscreveram no sistema Aprova Paraná Universidades já podem consultar o resultado, disponibilizado na sexta-feira (6), pela secretaria estadual da Educação (Seed-PR). Além da chamada regular com os aprovados nos cursos de graduação, estão disponíveis os classificados para a lista de espera. A Universidade Estadual de Maringá (UEM) reservou 759 vagas para o programa, exclusivo para estudantes de escolas públicas.
Até a próxima segunda-feira (9), o candidato deve registrar sua opção de curso. Caso não tenha nota suficiente para ingressar em uma das opções, poderá escolher em qual lista de espera deseja aguardar. Se nenhuma opção for selecionada, o candidato ficará automaticamente na lista de espera da primeira opção.
O período de matrículas para os aprovados na UEM será de 20 a 23 de fevereiro, pelo site da Diretoria de Assuntos Acadêmicos (DAA). As convocações da lista de espera estão previstas para começar em 27 de fevereiro. O estudante deve acompanhar as chamadas pelo site da DAA. O ano letivo de 2026 começa no dia 9 de março na UEM.
O Aprova Paraná Universidades é uma iniciativa da Seed e da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e reserva até 20% das vagas das universidades estaduais paranaenses para estudantes que concluíram o ensino médio na rede pública. O programa foi um sucesso já em sua primeira edição, em 2024. Foram mais de 30 mil inscrições, o que garantiu o acesso de cerca de 1,6 mil estudantes ao ensino superior nas sete universidades estaduais do Paraná.
Oportunidade única
Ana Luiza Comim Henrique, de 19 anos, já estava na última série do ensino médio quando decidiu pelo curso de Medicina. “Sempre fui um pouco indecisa, por isso queria esperar até o terceiro ano para me decidir. Mas sempre soube que seria algo na área da Saúde”, conta ela.
Natural de Mandaguari, ela tinha consciência de que não seria fácil ingressar em Medicina.Por isso, já estava preparada para passar mais algum tempo estudando. Com a informação de que poderia disputar uma vaga no ensino público superior pelo Aprova Paraná Universidades, a estudante pesquisou e, depois de um bom desempenho na Prova Paraná Mais, se candidatou ao curso de Medicina da UEM pelo programa.
Ao contrário do que imaginava, não precisou esperar muito tempo: em março do ano passado, logo após concluir o ensino médio, Ana Luiza viu seu nome entre os aprovados para o curso de Medicina da UEM.
Hoje, já universitária, Ana Luiza, avalia que o esforço e a dedicação valeram a pena e encoraja aqueles alunos que, como ela, têm o sonho de ingressar no ensino superior. “Poder estudar em uma universidade pública é um ponto de virada para qualquer pessoa e com certeza traz excelentes oportunidades a quem se dedica e estuda bastante”, pondera. “Para mim, o Aprova Paraná representou a realização de um sonho e a chance de mudar de vida”, comemora Ana Luiza.
(Mônica Chagas/Comunicação UEM)