Offline
MENU
Logo Radio

UEM firma parceria em mobilidade aérea com instituições sul-coreanas
Por Administrador
Publicado em 26/06/2026 04:40
Notícias de Maringá

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) deu mais um passo em sua estratégia de internacionalização ao firmar, em Seul, capital da Coreia do Sul, um memorando de entendimento com a Universidade Nacional de Seul (SNU, na sigla em inglês) e o Incheon Technopark (ITP) para a construção de um ecossistema internacional de inovação tecnológica, com ênfase em Mobilidade Aérea Avançada (AAM, na sigla em inglês), no município de Ivaiporã.

Utilizando aeronaves elétricas ou híbridas de decolagem e pouso vertical (eVTOLs) e drones para deslocar pessoas e cargas em áreas urbanas ou regiões com pouca infraestrutura, a AMM visa a descongestionar o trânsito nas grandes metrópoles, reduzir a emissão de poluentes e criar alternativas de deslocamento rápido sob demanda.

A iniciativa integra as ações do projeto Korean Valley, centro de inovação e tecnologia sul-coreano liderado pelo Global Digital Inovation Network (GDIN), fundação ligada ao Ministério de Ciência e Tecnologia da Informação do país asiático. O objetivo é reunir startups coreanas para trabalharem de forma integrada com homólogas brasileiras na criação de soluções para áreas como tecnologia, agronegócio, saúde e energia renovável.

A articulação da UEM ao Centro de Pesquisa em Sistemas Inteligentes de Veículos Não Tripulados da SNU e ao ITP, uma das principais instituições sul-coreanas voltadas ao desenvolvimento, testes e certificação de tecnologias para AAM e Sistemas Aéreos Não Tripulados (UAS, na sigla em inglês), possibilita a realização de pesquisas conjuntas, intercâmbio de pesquisadores, desenvolvimento de tecnologias inovadoras e formação de recursos humanos qualificados.

Cooperação com impacto regional

O reitor da UEM, Leandro Vanalli, que integrou a comitiva da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) a Seul, comemorou a conquista.

“A proposta é aproximar universidade, poder público e setor produtivo em torno de uma agenda voltada ao desenvolvimento de tecnologias emergentes brasileiras e coreanas. Nesse contexto, o município de Ivaiporã passa a se posicionar como um potencial polo para projetos internacionais de inovação e validação tecnológica. Mais um passo que a nossa amada UEM dá não só para a sua internacionalização, mas também para a transformação da educação baseada em tecnologia. Um futuro que está logo aí”, disse o reitor.

A ideia é usar a presença da UEM na cidade, a partir do Câmpus Regional do Vale do Ivaí (CRV), para integrar a instituição ao Sandbox Regulatório Internacional do município – espaço de testes controlado onde empresas e startups podem lançar produtos ou serviços inovadores sob supervisão do poder público –, criando um ambiente favorável para o desenvolvimento de pesquisas, testes tecnológicos e inovação regulatória.

Fortalecimento da internacionalização

Do lado brasileiro, a iniciativa conjunta foi articulada pelo reitor da UEM, Leandro Vanalli, visando a consolidar os crescentes esforços de internacionalização da instituição, contando também com a contribuição do coordenador do Escritório de Cooperação Internacional (ECI) da instituição, Renato Leão, no trabalho de aproximação com os parceiros.

Da parte sul-coreana, participaram das tratativas os docentes da SNU Kwangsu Kim, Nak-Wan Kim, Jong-Chul Kim e Sim ChulKyu, além de Ho Kim e Cho Sung Min, do ITP, e John Capkin e Sokjin Chan, respectivos presidente e diretor-geral do GDIN. Eduardo Komatsu, representante da Invest Paraná – a Agência de Promoção de Investimentos do Governo do Estado – na Coreia do Sul, também atuou na efetivação da parceria.

Novo corredor internacional de conhecimento

Para os organizadores da iniciativa, o memorando assinado representa mais que um acordo entre instituições de ensino superior, criando um corredor internacional de conhecimento capaz de conectar universidades, centros tecnológicos, órgãos reguladores, governos e empresas em torno de projetos voltados à ciência, tecnologia e inovação.

A parceria fortalece a cooperação científica e tecnológica entre Brasil e Coreia do Sul ao mesmo tempo em que articula a tradição acadêmica da UEM à expertise sul-coreana em pesquisa aplicada, infraestrutura laboratorial, certificação tecnológica e desenvolvimento de sistemas autônomos.

Com a assinatura do memorando, a UEM consolida sua participação em uma rede internacional de inovação e amplia sua inserção em projetos estratégicos de pesquisa e desenvolvimento, fortalecendo seu papel como agente de produção de conhecimento e de transformação regional por meio da cooperação científica global. 

(Fábio Candido/Comunicação UEM)

Comentários
Comentário enviado com sucesso!