Domingo (29/12/2019), por volta das 0h15min, a Central de Operações recebeu uma solicitação de um morador da Rua Guaratuba, informando que um indivíduo de shorts bege, camiseta azul escura de time e com uma tatuagem de escorpião na mão direita, teria entrado no seu quintal e que possivelmente estaria armado.
A equipe ROTAM deslocou e fez contato com o solicitante, o qual informou que o indivíduo tomou rumo ignorado após perceber que haviam pessoas na residência e que não seria aberta a porta.
De posse das características, a equipe permaneceu em patrulhamento nas proximidades e, por volta das 0h25min, já na Rua Ivo Marques, outro homem acenou para os militares. Ao ser indagado, o cidadão disse que um homem (com as mesmas características anteriores) teria invadido o quintal da sua residência, bateu na janela e pediu dinheiro. Neste momento, a vítima disse que não abriria a porta e o indivíduo falou que entraria a todo custo, mas ao perceber que o morador estava ligando para a Polícia Militar, também se evadiu sem conseguir subtrair nenhum pertence do local.
Dando continuidade as buscas do masculino, por volta das 0h50min, na Rua Cecília Militano Rossi, a guarnição visualizou um homem, com as características da situações anteriores, dentro do quintal, visivelmente alterado, e falando alto com o morador (que estava dentro do banheiro e falava com o indivíduo pela janela).
Diante da suspeição, foi procedida a abordagem tática, momento em que o cidadão, posteriormente identificado (20 anos), demonstrou tentativa de fuga, mas foi posicionado para a busca pessoal. Durante a revista, nada de ilícito foi encontrado e, ao ser indagado sobre o motivo de estar ali, apresentou versões desconexas.
O cidadão, juntamente com a vítima, foram encaminhados para a 21ª SDP para os procedimentos de praxe.