Cleberson Silva/Chapecoense
A matemática do Campeonato Brasileiro 2016 aponta que a Chapecoense ainda não se livrou do descenso. Entretanto, os 46 pontos, oito de vantagem para o Z4, colocam o Verdão virtualmente na Série A de 2017. A vitória de domingo (6) recolocou a Chape na primeira página da tabela de classificação e deixou o Figueirense muito próximo do rebaixamento.
Nos primeiros segundos de partida, a Chapecoense mostrou qual seria a postura. Pressão no campo de ataque. As chances foram sendo criadas, mas faltava capricho no toque final. Do outro lado, também com espaço, o Figueira criou boas oportunidades de gol. O sistema defensivo salvou o time do oeste.
A Chape ficou em vantagem numérica a partir dos 25 minutos do primeiro tempo. Foi nesse momento que Marquinhos Pedroso levou o segundo cartão amarelo e deixou a equipe da capital com um a menos em campo. O alvinegro ainda teve uma chance clara, no chute de Ferrugem, mas Danilo evitou o gol.
A partir daí o Verdão dominou as ações. Hyoran recebeu na pequena área, fez a cavadinha, mas Gatito Fernandez defendeu. Na sequencia, Hyoran tocou para Tiaguinho que chutou por cima. Placar em branco na etapa inicial.
No segundo tempo, o Verdão foi só pressão. Ora pela esquerda com Dener, Ora pela direita com Mateus Caramelo, a bola cruzava o tempo todo pela área dos visitantes. As jogadas de bola parada também foram incisivas, mas não conclusivas. Hyoran, de fora da área, acertou o travessão. Lucas Gomes chutou cruzado e a bola saiu a direita da trave.
Até que aos 30 minutos, o cruzamento da esquerda atravessou toda a área e encontra Lucas Gomes do outro lado. O toque do camisa 23 encobriu Gatito e foi na trave. No rebote, Kempes chutou firme para fazer 1 a 0. Depois do gol, no contra-ataque, a Chapecoense ainda poderia ampliar, mas ficou nisso. O necessário para afastar o time de Caio Jr da parte de baixo da tabela.
Em função da rodada dupla das eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018, o Brasileirão dá uma pausa. A Chape só voltará a campo no dia 16 de novembro, no Rio de Janeiro, contra o Botafogo. O grupo recebeu folga nesse início de semana e retornará aos treinos na quinta-feira (10). (ChapecoenseOficial)