Os estados do Paraná e Santa Catarina ganharão novos PEVs (Pontos de Entrega Voluntária) de latas de aço de tintas e alimentos em 12 lojas da rede Tinta Verginia. A iniciativa é resultado da parceria da associação Prolata, dedicada à cadeia de logística reversa das embalagens de aço, e uma das maiores distribuidoras de tintas do Sul do País. As latas de aço entregues nos PEVs serão encaminhadas a siderúrgicas para se transformarem em aço novamente, pois o material é 100% e infinitamente reciclável.
De acordo com Thais Fagury, presidente da Abeaço e diretora executiva da Prolata, a novidade fortalecerá ainda mais o sistema de logística reversa na região Sul. “Em parceria com entrepostos, lojistas, catadores, cooperativas e consumidores, temos conseguido garantir o descarte correto e a revalorização das embalagens, beneficiando o meio ambiente. A parceria com a Tintas Verginia vai somar esforços no estado do Paraná, estado líder em reciclagem de latas de aço no Brasil, e contribuir com a expansão do Programa no estado de Santa Catarina.”, destaca a executiva.
"Além da instalação dos novos pontos, o objetivo é comunicar o consumidor sobre o descarte correto, além do encaminhamento das latas de aço a entrepostos parceiros Prolata, gerando mais transparência e rastreabilidade para o processo",completa Eduardo Bathke, gerente de estratégia e projetos da Tintas Verginia.
A preocupação ambiental sempre fez parte da missão da Tintas Verginia. A rede já possui o programa Coleta Colorida, que visa orientar e facilitar o descarte de restos de tintas, vernizes e solventes, a fim de evitar que esses produtos químicos atinjam águas subterrâneas, o que causa graves consequências ao meio ambiente. Em alguns casos, os restos de tintas são doados para que sejam reutilizados por quem precisa. “Com a parceria com o Prolata, tornamos completo o nosso programa de responsabilidade ambiental”, destaca Bathke.
Como funciona a reciclagem de latas de tinta?
Diferente de outros materiais de embalagens, a tinta não atrapalha no processo da reciclagem da lata de aço. Portanto, não é necessário lavar a lata com água para remover pequenas quantidades de tinta.
Para descartar a lata ainda com quantidade significativa de tintas, basta entregá-la nas lojas Tintas Verginia, pois serão encaminhadas para o projeto Coleta Colorida. No caso de latas com poucos resquícios, basta secá-las por 24h e entregá-las nos pontos de recebimento das lojas da rede. Veja os endereços abaixo:
Pontos de Recebimento nas lojas Tintas Verginia:
Paraná
- Av. Desembargador Hugo Simas - Bom Retiro - Curitiba
- Rua Xavier da Silva - Centro - Campo Largo
- Rua António Fioresi - Centro - Colombo
- Av. Pres. Artur Bernardes - Portão - Curitiba
- Av. Doutor Victor do Amaral - Centro - Araucária
- Av. Visconde de Guarapuava - Alto da XV- Curitiba
- Rua Professor João Mazzarotto - Capão Raso - Curitiba
- Rua do Cerro Azul - SJP Centro - São José dos Pinhais
- A. Anita Garibaldi - Ahu Curitiba
- Rua Prof. Duílio Calderari - Centro - Campina Grande do Sul
Santa Catarina
- SC 405 - Campeche - Florianópolis
- Av. Marinheiro Max Schramm - Estreito - Florianópolis