Offline
Rafael Silva e Natália Falavigna indicados como Embaixadores 'Acredite no Esporte' do COI
03/05/2023 19:34 em Jogos Olímpicos

O Comitê Olímpico do Brasil (COB) indicou na terça-feira, 02, os medalhistas olímpicos Rafael Silva, do judô, e Natália Falavigna, do taekwondo, como Embaixadores “Acredite no Esporte”, uma iniciativa da Comissão de Atletas do Comitê Olímpico Internacional (COI). Depois de passarem por treinamento da Unidade do Movimento Olímpico para Prevenção na Manipulação de Competições, eles irão apoiar e trabalhar diretamente com o Comitê Olímpico do Brasil (COB) e com a Federação Internacional da modalidade deles nos esforços para prevenção de ações que prejudiquem o “jogo limpo”.

“Essa indicação vem num momento que, de certa forma, esse assunto - a importância da integridade no esporte - está em evidência no Brasil. O debate sobre a regulamentação das apostas esportivas está acontecendo e acredito que, como atleta e medalhista olímpico, posso contribuir com essa questão. Precisamos blindar o esporte de qualquer interferência no campo de jogo. Qualquer ação na intenção de manipular os resultados é totalmente contrária ao ideal do esporte, de como as disputas devem ser: limpas. Para mim é um privilégio poder contribuir com essa pauta”, disse Rafael “Baby”, bronze nos Jogos Olímpicos Londres 2012 e Rio 2016 no peso-pesado.

“Entendo o tamanho da missão e aceito com muita honra, visto que trabalhar pela integridade no esporte e contra a manipulação de competições é defender a essência do esporte e do Movimento Olímpico. Acredito ser muito importante os atletas serem inseridos no debate dessa questão e não tenho dúvidas de que podemos contribuir muito com as instituições”, disse Falavigna, bronze nos Jogos Olímpicos em Pequim 2008 na categoria +67kg.

Os Embaixadores “Acredite no Esporte” são atletas, treinadores ou árbitros ativos ou aposentados, que estão comprometidos em aumentar a conscientização de atletas, integrantes de comissões técnicas e demais trabalhadores do staff sobre a manipulação de competições. Rafael e Falavigna se juntam a Giba, do vôlei, e a uma série de atletas de outros continentes no papel de Embaixadores.

Mais informações sobre as ações podem ser vistas na página do COI dedicada ao tema: 
Your Believe in Sport Ambassadors - Athlete365 (olympics.com)

(Fonte: COB)

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!