Os 48 alunos do Curso de Formação da Guarda Civil de Maringá participaram nesta segunda-feira, 25, de uma palestra sobre abordagem segura de pessoas autistas, em Arapongas. A atividade teve como objetivo ampliar o preparo dos profissionais para situações que envolvam pessoas no espectro autista.
A capacitação foi conduzida pela policial Amanda Oliveira, que atua na cidade de São Paulo. Ela é graduada em Psicologia, pós-graduanda em Psicanálise e é habilitada para aplicação de protocolos de segurança em crises agressivas pelo grupo Método, de São Paulo. Além da formação acadêmica e profissional, Amanda traz uma vivência única: ela própria é autista e compreende, na prática, as nuances da condição.
Na palestra, Amanda apresentou teoria e prática desenvolvidas por ela, que combinam informações sobre as características do espectro autista com adaptações de técnicas clínicas de manejo e segurança em crises agressivas. O conteúdo é baseado em protocolos de Procedimento Emergencial de Intervenção Física e Segurança em Crises Agressivas (PEIF/SCA), voltados para o cotidiano policial, oferecendo estratégias para que os agentes possam atuar de forma mais humanizada e eficaz em situações de crise.
A iniciativa reforça a importância do preparo dos futuros guardas de Maringá para lidar com diferentes realidades, garantindo atendimentos mais inclusivos e seguros. O Curso de Formação segue até fevereiro de 2026.
(Fonte: PMM)