A Universidade Estadual de Maringá (UEM) sediará, entre quarta e domingo ( de 03 a 7/09), a segunda edição do Festival Violões do Paraná (Fevip), um evento interinstitucional que reúne professores, estudantes e músicos em torno da cultura do violão. O festival é idealizado e organizado por docentes de cinco universidades públicas paranaenses: UEM, Unila (Foz do Iguaçu), Empab -Unespar (Curitiba), UEL (Londrina) e UEPG (Ponta Grossa).
De caráter itinerante, o Fevip tem como objetivo fortalecer a rede de colaboração entre universidades, difundir a produção artístico-acadêmica e valorizar tanto a música de concerto quanto a popular. A primeira edição, realizada em 2024, reuniu 49 participantes de cinco países (Brasil, Paraguai, Argentina, Colômbia e Bolívia) e consolidou o evento como referência no cenário musical.
O reitor Leandro Vanalli ressalta a importância do evento, em parceria com a Prefeitura de Maringá e o Sesc. “A UEM tem um compromisso com o desenvolvimento cultural e educacional, reconhecendo a produção musical como uma peça fundamental na formação dos estudantes e da própria comunidade. Além disso, devemos unir esforços para que ela seja levada para onde as pessoas estão, tornando-a mais acessível e presente no dia a dia da população. Isso é feito através de uma série de projetos e parcerias que levam apresentações e oficinas musicais a diferentes espaços, como escolas, praças e centros comunitários. Quando o poder público e entidades possuem a mesma diretriz, a música se torna uma ponte, conectando talentos acadêmicos com o público, e criando um ambiente de troca e aprendizado mútuo”.
A programação do Fevip 2025 traz masterclasses com professores renomados, oficinas de iniciação ao violão e de criação musical coletiva, além de três recitais diários com alunos participantes. “Isso é um diferencial que estimula a prática e o protagonismo estudantil”, ressalta o professor Flavio Apro, do Departamento de música da UEM. Também estão previstas palestras acadêmicas, atividades extensionistas em escolas públicas de Maringá e a formação de uma Orquestra de Violões, integrada por docentes e estudantes.
As atividades vão ocorrer na UEM, Teatro Calil Haddad e outros pontos da cidade. O festival conta com o apoio institucional da Secretaria Municipal de Cultura de Maringá (Semuc) e do Sesc Maringá, reforçando seu compromisso em democratizar o acesso à cultura e aproximar a música da comunidade.
Programação
03/09 (Quarta)
Masterclasses (manhã)
Oficina de Improvisação (11h30)
Ensaio Orquestra de Violões (14h)
Palestra “Sonatas brasileiras” (16h30)
Abertura + Recital Ederaldo Sueiro (20h, Teatro Calil Haddad)
04/09 (Quinta)
Masterclasses (manhã)
Oficina de Improvisação (11h30)
Ensaio Orquestra de Violões (14h)
Oficina de Composição p/ Violões (16h30)
Recitais Duo Demez-Panobianco + Pedro Weber (20h, Teatro Reviver)
05/09 (Sexta)
Apresentações em escolas públicas (manhã)
Ensaio Orquestra de Violões (14h)
Oficina de Composição p/ Violões (16h30)
Recitais Christian Guilherme + Samira Maynard (20h, Teatro Reviver)
06/09 (Sábado)
Masterclasses (manhã)
Ensaio Orquestra de Violões (14h)
Oficina Prática de Palco (16h30)
Recitais de Encerramento: Kalon Guitar Duo + Orquestra FEVIP (20h, Casa da Cultura)
07/09 (Domingo)
Recital Coletivo – Participantes do Festival (11h, Palco da Prefeitura – Desfile 7 de Setembro)
Mais informações no Instagram @fevip.pr
(Marcelo Bulgarelli/Comunicação UEM)