Offline

Prefeitura de Maringá implanta serviço de teleinterconsultas para reduzir tempo de espera por consultas especializadas
Por Administrador
Publicado em 03/09/2025 12:08
Notícias de Maringá

A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Saúde, lançou na terça-feira, 2, na Unidade Básica de Saúde (UBS) de Iguatemi, o serviço de teleinterconsultas. A iniciativa conecta profissionais de saúde que atuam nas UBSs a médicos especialistas, de forma remota, para que o paciente tenha o suporte de um especialista durante o atendimento. Com isso, o paciente será atendido mais perto de casa, sem a necessidade de esperar por um agendamento com médico especialista, o que garantirá mais agilidade e a redução do tempo de espera por consultas especializadas.

Por meio do serviço de teleinterconsultas, o médico da UBS registrará o caso do paciente na plataforma, anexará exames, imagens e informações clínicas para avaliação do especialista. Após análise dos dados, o médico especialista responderá, em até sete dias, com orientações clínicas, condutas, atestados ou receitas. Assim, a equipe da UBS seguirá acompanhando o paciente, mas com suporte especializado.

O projeto será testado na UBS de Iguatemi, que tem cerca de 1.200 pacientes aguardando consultas especializadas, sendo alguns desde o ano passado. O objetivo é testar o serviço para verificar a resolutividade no distrito e como a solução pode trazer benefícios para toda a rede municipal de saúde. Inicialmente, a solução atenderá oito especialidades para pacientes adultos: cardiologia, nefrologia, endocrinologia, reumatologia, neurologia, pneumologia, ortopedia e cirurgia vascular.

O prefeito Silvio Barros destacou que a redução das filas para consultas e procedimentos especializados é compromisso assumido pela gestão municipal. “Estamos trabalhando para a redução destes números, já conseguimos que nossa cidade fizesse parte do programa ‘Aqui Tem Especialistas’, e agora com a tecnologia vamos ampliar o número de consultas especializadas e com zero abstenção, já que o paciente estará na UBS sendo atendido”, afirmou. Ele também ressaltou que o serviço é uma solução tecnológica maringaense, o que reforça a importância de ações do município para impulsionar boas práticas tecnológicas que solucionem desafios enfrentados pela gestão pública.

Para o secretário de Saúde, Antônio Carlos Nardi, a implantação do serviço de teleinterconsultas marca um avanço estratégico nos atendimentos nas UBSs. “A gestão municipal traz um modelo inovador para ser replicado em toda a cidade. Estamos fortalecendo a Atenção Primária, que é a porta de entrada do SUS. Com o apoio remoto de especialistas, o cuidado contínuo ganha mais agilidade e resolutividade. É uma inovação que impacta diretamente na vida das pessoas”, afirmou. Ele ressaltou que, desde o início do ano, o município tem investido em software e redes de tecnologia, além da reestruturação do programa Saúde da Família para reforçar o atendimento à população.

O município terá 90 dias para fazer testes e adaptar a tecnologia às necessidades da UBS, sem custos. O diálogo constante com médicos especialistas é uma oportunidade de atualização permanente para médicos da Atenção Primária, que ganham mais segurança para conduzir casos complexos. Além disso, a plataforma pode ser utilizada como ferramenta de gestão para a elaboração de relatórios, indicadores de saúde e auditoria em tempo real.

O presidente da empresa que desenvolveu a solução tecnológica, Jonathas Domingos, agradeceu ao município pela oportunidade da parceria para os testes do serviço na UBS. “Em casos de pacientes de complexidade média, podemos agilizar o atendimento com o médico especialista. A partir das informações fornecidas pela equipe de saúde da UBS dentro da plataforma, o paciente receberá as orientações e, quando realmente ele precisar da consulta especializada lá na frente, a fila de espera estará menor e o paciente já terá realizado um tratamento inicial, o que terá proporcionado para ele uma melhor qualidade de vida”, disse.

O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Aparecido da Silva Castro, ressaltou a importância do trabalho conjunto para solução dos problemas enfrentados. “É uma alegria ver, a cada dia que passa, novidades que trazem benefícios para a saúde da população”, disse. O vereador William Gentil, parabenizou o município pela iniciativa. “A Câmara de Vereadores está à disposição para trabalhar para os projetos como esse, que facilitam a vida das pessoas que aguardam pelas consultas especializadas”, disse.

Presenças - Também participaram do evento, a primeira-dama e presidente do Pra Somar, Bernadete Barros; secretários municipais; outras autoridades e representantes do conselho local de saúde. 

(Texto: PMM. Foto: Rafael Macri/PMM)

Comentários
Comentário enviado com sucesso!