A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Educação, encerra às 18h desta sexta-feira, 31, o prazo de rematrícula de alunos já matriculados e que desejam continuar nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e escolas municipais no ano letivo de 2026. O processo é online e deve ser feito por meio da ferramenta ‘Conecta Seduc’ (clique aqui para acessar a página de rematrícula).
 
Na plataforma, os pais ou responsáveis devem atualizar os dados dos alunos na plataforma online e enviar um comprovante de residência. “A rematrícula online trouxe mais facilidade aos pais e responsáveis, que deixaram de enfrentar filas e puderam fazer o processo do local e horário que tinham disponibilidade”, destacou a secretária de Educação, Adriana Palmieri.
 
Matrículas para o 1º ano do ensino fundamental serão presenciais entre 3 e 14 de novembro - O prazo de matrícula para os alunos que estão nos Cmeis e vão ingressar no 1º ano do ensino fundamental inicia na segunda-feira, 3, e segue até 14 de novembro. Os pais devem procurar a escola municipal indicada na carta de matrícula, que pode ser retirada no Cmei até sexta-feira, 31, e apresentar a documentação necessária.
 
Confira a documentação necessária para matrícula:
- Certidão de Nascimento ou RG do estudante (original);
- Cartão Nacional de Saúde (SUS) (original);
- Atestado de vacinação atualizado;
- Declaração de Matrícula e Frequência com CGM (documento retirado no Cmei do aluno);
- RG e CPF do responsável legal (original);
- Comprovante de residência, sendo preferencialmente a fatura da COPEL no nome do responsável legal pelo estudante.
 
Cadastro online para o ensino integral - No mesmo período, entre 3 e 14 de novembro, haverá o cadastro online para os pais que desejam matricular os filhos no período integral ou realizar a mudança de turno ou unidade escolar. O processo será exclusivamente online pela plataforma Conecta Seduc (clique aqui para acessar). Poderão realizar o cadastro online todos os pais e responsáveis interessados, tanto de alunos rematriculados como daqueles que realizarão a matrícula para o 1º ano do ensino fundamental.
 
Os estudantes já matriculados no período integral em 2025 terão prioridade na vaga em 2026. Além disso, haverá ampliação do número de vagas ofertadas na educação integral para o 1º ano do ensino fundamental, considerando a demanda de estudantes que fazem a transição dos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis), onde o atendimento é integral, para as escolas municipais.
 
A Secretaria de Educação ainda realiza o planejamento das turmas. A previsão é ofertar 9.420 vagas para a educação integral no ensino fundamental, o que representa a criação de 420 novas vagas em relação a este ano. O aumento será, principalmente, para a oferta de turmas de 1º ano do ensino fundamental, que serão ampliadas em 48%, passando de 56 para 83 turmas. 
(Texto: Comunicação PMM. Foto: Rafael Macri/PMM)